segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Retrô-TV - Todos os fantásticos Ultramens!

São tantos descaminhos e frustrações possíveis nas vidas de todos nós, depois que deixamos a infância e a adolescência, que é um interessante exercício de busca de maturidade observar os heróis dos nossos primeiros anos enquanto telespectadores das séries de TV. E a simplicidade de mensagem que havia nas aventuras deles.

Quando afirmo isso, desta vez, estou focando em meus heróis japoneses, National Kid e obviamente Ultraman, mais tarde também repaginado como Ultraseven.

Hayata e Dan Moroboshi são os seus principais alter-egos, mas mais tarde, já nos anos oitenta e noventa, celebrei também uma das mais conhecidas releituras dos Ultra-brothers, como também são conhecidas todas as versões do herói gigante, destruidor de monstros que querem dizimar os humanos e destruir o planeta Terra: o Ultraman Tiga (Daigo).



Enquanto criança era fascinante acompanhar a tragetória destes fantásticos heróis que enfrentavam terríveis e assustadores monstros. Verdadeiras encarnações do mal, que eram totalmente aniquilados no final de cada um dos episódios.

As terríveis criaturas perversas atacavam e destruíam prédios, edifícios e instalações do Japão e de todo o mundo. As forças da Terra, reunidas em organizações científicas e de combate, ultra-organizadas e desenvolvidas como a Patrulha Científica, o GAM, Esquadrão Ultra, Guts, Superguts, Guys, etc; nunca eram páreo para as devastadoras forças malignas dos monstros.


Para nós, crianças telespectadoras da época, o suspense e a dramaticidade das aventuras dos seriados japoneses, acrescidos até com algum humor, faziam valer a pena, cada segundo de exibição. Mesmo a tosquice dos efeitos visuais e especiais utilizados nos anos sessenta principalmente, não abalavam a atmosfera de fascínio criada em nossas mentes. Mais tarde, principalmente nas versões criadas nos anos oitenta e noventa, com a utilização de recursos de CGI e computação gráfica, os efeitos especiais melhoraram bastante.

Ultraman foi produzido pela Tsuburaya Produções, que nos anos sessenta esteve envolvida diretamente na produção de filmes do eterno Godzila.

Primeira Produção

Ultraman (Urutoraman) é uma série japonesa de tokusatsu que estreou em 1966. Foi o segundo seriado de TV exibido em cores na televisão japonesa. O sucesso de Ultraman foi tão grande que gerou uma franquia de séries e filmes que dura até hoje.

No Brasil foi televisionada nos anos 60 e 80 pelas TV Tupi, Rede Bandeirantes, TV Record, TV Manchete e TVS. Nos anos 80, o SBT. Na Tupi, foi exibida durante anos dentro do programa "Clube do Capitão Aza" sendo uma das principais atrações.

Em 1975 foi lançada a série "Regresso de Ultraman" que contava a estória do seu alter-ego Hideki Go. Foi por essa época que o público brasileiro começou a confundir essa série com a do primeiro Ultraman. Ela alternava horário com o Ultraman de Hideki Goh, fazendo confusão com os telespectadores com o de Hayata dando a entender que se tratava do mesmo herói, o que não era verdade.

Com o fechamento da Tupi, em 1981 a série voltou a ser exibida pela TVS e repetiu o sucesso. Por fim, sua última exibição data de 1986 sendo uma das atrações do programa de jogos eletrônicos "TV POW" exibido nessa emissora e apresentado por Sérgio MalandroMara Maravilha e Charles Myara entre muitos outros.

Em 1996 é lançada em Home Vídeo (em parte pois, só foram lançadas 12 fitas) pela RESERVA/ Intermovies e nesse mesmo ano foi reprisada pela Rede Manchete com nova dublagem, mas exibida por pouco tempo. Depois em 2002, passou a ser exibido na CNT. Atualmente é exibida pela Ulbra TV de Porto Alegre e a Rede Brasil de TV de São Paulo.

Quase todos os filmes podem ser encontrados em DVD, nas boas lojas do ramo e no bairro da Liberdade em São Paulo.

A origem de Ultraman e as muitas versões desenvolvidas

Ao perseguir o monstro Bemlar, um alienígena vindo da Galáxia M-78 a bordo de uma cúpula vermelha acabou se chocando com a nave do oficial Hayata da Patrulha Científica S.I.A. Hayata acabou não agüentando e morreu e para reparar o erro, o misterioso alienínena penetra em sua energia vital lhe trazendo de volta a vida, lhe entregando uma cápsula Beta.

Os feitos do Alien lhe deram poderes incríveis e agora Hayata pode se transformar em Ultraman para defender a Terra de qualquer ameaça.E assim Hayata vai derrotando diversos monstros e outros invasores e sempre mantem sua identidade secreta em sigilo. Em diversar batalhas, Ultraman acaba se deparando com os Baltans, aliens poderosos que queriam dominar a Terra e voltariam a atacala diversas vezes.

Uma vez enfrentou Zarabu, um misterioso ser que queria dominar a Terra e colocar Ultraman contra a população. Para seu plano funcionar, ele escraviza astronautas que estavam a bordo de um foguete e aprisiona Hayata, se transformando em um falso Ultraman. Depois de tentar muito, Hayata consegue se libertar se transformando em Ultraman para enfrentar Zarabu. Entre essa e muitas batalha de destaque, Hayata consgue ser um herói e ter uma vida normal junto com seus amigos da SIA. Entre eles: o Capitão Muramatsu, Arashi, Ide e Akiko. Apesar disso, ele sempre tem uma restrição com todos e nada se sabe sobre sua vida pessoal.

Por fim, um ser chamado Zeton invade a Terra com um plano para exterminar Ultraman que acaba sendo derrotado e morto por Zeton. Com uma arma da Patrulha Científica, Zeton é destruído. Do nada surge Zoffy, um outro ser que aparece para resgatar Ultraman e levá-lo de volta a M-78 assim se separando de Hayata (Fato que nunca foi muito bem explicado até hoje, já que todos sabíamos que era a energia de Ultraman que mantinha Hayata vivo).

Hayata voltou a aparecer se transformando em Ultraman como convidado nas séries O Regresso de Ultraman (1971), Ultraman Taro (1973) e Ultraman Mebius (2007), na década de noventa, Ultraman também foi fez uma ponta num dos capítulos finais de Ultraman Tiga. No cinema, Hayata apareceu nos longa-metragens Ultraman Mebius & Ultraman Brothers (2006), Dai Kessen e Chou Ultra Hachi Kyodai (2008).

De toda forma, meu sincero muito obrigado a todos os fantásticos Ultramens, que alegraram a minha infância, nas manhãs e tardes da TV brasileira!

Crédito das Imagens: Divulgação Tsuburaya Filmes

Clique no link abaixo e assista a um dos grandes momentos do Ultraman: o encontro de duas gerações do herói, Ultraman Tiga e o Ultraman Hayata original de 1966:

Ultraman Tiga encontra Ultraman

Um comentário:

  1. saiu um novo Ultraman em 2010 creio eu.. muito mais "dark". preciso ver se ainda o tenho por aqui...

    ResponderExcluir