segunda-feira, 25 de julho de 2011

A obra de uma vida - Pilares da Terra

Ken Follett é um consagrado escritor de best-sellers. Sabe contar bem uma história e entreter seus leitores. Tem inúmeros romances de sucesso. Em "Pilares da Terra", uma de suas narrativas mais consistentes, ele propõe um interessante paralelo e resolve contar ao mesmo tempo como foi um dos períodos mais sangrentos da história da Inglaterra: a guerra civil de mais de trinta anos que se sucedeu à morte de Henrique I e a construção de uma importante catedral gótica, na cidade fictícia de Kingsbridge.

Produzido pelos irmãos Ridley e Tony Scott (criadores de Gladiador e Robin Hood, duas produções estreladas por Russell Crowe) e dirigida brilhantemente por Sérgio Mimica-Gezzan (de Battlestar Galactica), o filme com mais de seis horas de duração e exibido nas televisões européias como minissérie chega agora ao Brasil em um box de DVD e blu-ray distribuído pela Paramount.

Pilares da Terra é um arrebatador épico sobre o bem e o mal, traição e intriga, violência e beleza. A apaixonante história tem como pano de fundo guerras, conflitos religiosos e a luta pelo poder.

Durante este período histórico, fantasticamente reconstruído em que a narrativa acontece, é construída uma magnífica catedral em Kingsbridge, na Inglaterra. As histórias de amor e guerra entre diferentes personagens se misturam as turbulências políticas da Inglaterra do século XII, criando um mundo relevante e atual para muitas gerações.

No elenco da produção canadense estão Donald Sutherland (o pai do Kiefer da série 24 horas), Ian Mcshane (de Deadwood), Rufus Sewell, Matthew Macfayden, Eddie Redmayne, Havley Atwell, Sarah Parish, Natalia Wörner, Tony Curran e Alison Pill. Basicamente, um elenco reunido na própria Inglaterra e levado para as filmagens nos arredores de Budapeste. A minissérie foi rodada em locações na Áustria e na Hungria.

Na Inglaterra do século XII, Tom, um humilde pedreiro e mestre-de-obras, tem um sonho majestoso – construir uma imponente catedral, dotada de uma beleza sublime, digna de tocar os céus. E é na perseguição desse sonho que com ele e a sua família vamos encontrando um colorido mosaico de personagens que se cruzam ao longo de gerações e cujos destinos se entrelaçam de formas misteriosas e surpreendentes, capazes de alterar o curso da história. Quanto tempo pode ou deve durar a obra de uma vida?

Recheado de suspense, corrupção, ambição e romance, Os Pilares da Terra é decididamente a obra-prima de um autor que já vendeu 90 milhões de livros em todo o mundo.

Nestes dias em que estamos acompanhando (ou não) os preparativos para a Copa do Mundo do Brasil em 2012, sempre é bom lembrar e perceber os fatores e comprometimentos que envolvem a construção das obras públicas em todos os países e nações. E em todos os tempos... Onde se vai buscar recursos para a realização de uma grande obra e quais os fatores políticos, sociais e econômicos que envolvem e acabam influindo diretamente na sua construção. Obras que só podem ser construídas, graças à alguma satisfação que se dê à população. Ontem, hoje e sempre!

Bom entretenimento...

Para assistir ao trailer de "Pilares da Terra", clique no link abaixo:

Os Pilares da Terra trailer

Imagens: Paramount e Youtube.

2 comentários:

  1. Pilares da Terra é um terrível drama humano que demonstra com frieza cruel que as pessoas das sociedades de todos os tempos estão sempre na mão dos poderosos, sejam eles governantes ou religiosos. Independentemente de serem ricas, pobres ou remediadas. Todos acabam tendo suas vidas manipuladas por gente fria e com índole autoritária! Terrível, mas verdadeiro!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Paulinho, legal reencontrá-lo, embora virtualmente. Adorei seu blog. Grande abraço.

    ResponderExcluir