segunda-feira, 11 de julho de 2011

Henrique VIII e a Dinastia Tudor

Geralmente, as séries de TV não conseguem redesenhar um determinado período histórico com competência. Dependem sempre de uma ótima pesquisa (fato cada vez mais raro), de um bom orçamento e acima de tudo, da felicidade na hora da escolha de um elenco ou de um roteiro adequado. Graças aos céus, tudo isso aconteceu com The Tudors, seriado resultante de uma excelente parceria entre a Sony Pictures, a Showtime e a HBO que triunfou por quatro temporadas.

Jonathan Rhys Meyers (que curiosamente e recentemente, tentou se matar), vencedor do Globo de Ouro, interpreta de maneira magnífica o mais famoso rei da Inglaterra na emocionante série The Tudors. O rei Henrique VIII (Henry VIII) estava veementemente determinado a garantir à Inglaterra destaque mundial e perpetuar seu próprio legado.

Para tanto, teve uma sucessão de seis esposas, envolveu-se numa guerra com a França e acabou entrando para a história como um dos reis mais carismáticos, mais brutais e mais profundamente humanos. O elenco de primeira do seriado conta também com Sam Neill, Peter O'Toole, Callum Blue, Joely Richardson e Henry Cavill.

São quatro temporadas de ação, suspense, intriga, numa série ousada e já consagrada pela crítica especializada em função da sua redefinição do conceito de drama histórico.

A Dinastia Tudor

A Casa de Tudor foi uma dinastia de monarcas britânicos que reinou na Inglaterra entre o fim da Guerra das Rosas em 1485 e 1603. A família Tudor se origina no século XII, com Ednyfed Fychan de Tregarnedd (1179-1246), senescal do Príncipe de Gwynedd, Llewelyn ap Iorwerth. O primogênito de seus 12 filhos, Gorowny, teve um filho, Tudur Hem, conhecido posteriormente como o velho, que viveu de 1245 a 1311. Dele descendem os Tudor.

No início do século XV viveu Owain ou Owen Tudor (1400-1461), filho de Maredudd ou Meredith Tudor, que se casou com Catarina de Valois, princesa de França, viúva de Henrique V da Inglaterra.

Da união nasceu Edmundo Tudor, Conde de Richmond, que casou com Margarida Beaufort, neta de João de Gant, sendo os pais do rei Henrique VII da Inglaterra. As pretensões de Henrique VII à coroa baseavam-se no fato de ser trineto do rei Eduardo III, embora por duvidosas vias feminina e ilegítima. Para cimentar a sua posição, o primeiro soberano Tudor decidiu casar com a princesa Isabel, herdeira da Casa de York.

A Casa de Tudor governou a Inglaterra num período relativativamente pacífico, depois da sucessão de guerras com a Escócia, da Guerra dos Cem Anos e da Guerra das Rosas. A economia e o comércio prosperaram apesar dos conflitos internos que marcaram o período, resultantes do repúdio da autoridade papal da Igreja Católica Romana e da fundação da Igreja de Inglaterra chefiada pelo próprio rei. Era o início dos movimentos protestantes na Europa. Por fim do reinado de Isabel I, a última monarca Tudor, a Inglaterra era uma das maiores potências europeias.

Os Tudor foram sucedidos pela Casa de Stuart, a dinastia reinante de monarcas escoceses, depois de Isabel I morrer em 1603 sem descendência direta. A partir de então e até os dias de hoje, a Inglaterra e Escócia formam uma espécie de união política e cultural bem mais próxima e com atributos especiais.

Principais representantes:

Henrique VII da Inglaterra (1457-1509) reinou de 1485-1509; Henrique VIII da Inglaterra (1491-1547) r. 1509-1547; Eduardo VI da Inglaterra (1537-1553) r. 1547-1553, não casou, sem descendência; Maria I da Inglaterra (1516-1558) r. 1553-1558, casou com Filipe II de Espanha, sem descendência; Isabel I da Inglaterra (1533-1603) r. 1558-1603, não casou, sem descendência, nomeia Jaime Stuart como sucessor; Artur Tudor, Príncipe de Gales (1486-1502), casou com Catarina de Aragão, sem descendência; Margarida Tudor (1489-1541), casou com Jaime IV Stuart, rei da Escócia; Jaime V Stuart (1512-1542), casou com Maria de Guise; Maria Stuart, rainha da Escócia (1542-ex.1587); Jaime VI da Escócia também Jaime I da Inglaterra (1566-1625) – Casa de Stuart; Maria Tudor (1496-1533), casou com Charles Brandon, Duque de Suffolk; Frances Brandon (1517-1559), casou com Henry Grey, Duque de Suffolk; Joana Grey (1537-ex.1554), rainha da Inglaterra por nove dias em 1553.

Produção:

A série é produzida por Peace Arch Entertainment para a Showtime, em associação com Reveille Eire (Irlanda), Working Title Films (Reino Unido) e da Canadian Broadcasting Corporation, e é filmada na Irlanda.

Os dois primeiros episódios foram transmitidos pelo DirecTV, Time Warner Cable OnDemand, Netflix, Verizon FiOS On Demand, o Internet Movie Database e no website oficial antes da estreia da série do Showtime. A 1 de abril de 2007, The Tudors foi a estreia mais cotada da Showtime em três anos. Em abril de 2007, o show foi renovado para uma segunda temporada, e no mesmo mês a BBC anunciou que tinha adquirido direitos exclusivos para o Reino Unido sobre a série, que começou em 5 de outubro de 2007. No Canadá, o canal CBC transmitiu a série em 2 de outubro de 2007.

A segunda temporada estreou nos Estados Unidos em 30 de março de 2008; em Portugal estreou a 21 de julho e no Brasil estreou a 3 de setembro do mesmo ano.

A terceira temporada começou a ser produzida em 16 de junho de 2008, estreando nos Estados Unidos em 5 de abril de 2009; no Brasil estreou a 9 de agosto do mesmo ano, e em Portugal estreou em 22 de julho de 2010.

A quarta temporada começou a ser produzida no segundo semestre de 2009, e estreou nos Estados Unidos em 11 de abril de 2010; no Brasil e em Portugal a estreia ocorreu no segundo semestre de 2010.

Os direitos de distribuição internacional são de propriedade da Sony Pictures Television International.

Entre os destaques principais da série, está a maneira como são mostradas as cenas com as seduções do rei Henrique VIII e de suas amantes, algumas das quais, tornaram-se mais tarde, as esposas do monarca. Principalmente seu relacionamento com Ana Bolena.

E a relação política dele com o filósofo e pensador Thomas Moore. Todas as quatro temporadas também já foram lançadas em DVD aqui no Brasil. Confira!

Para assistir à abertura da série, clique no link abaixo e veja o vídeo:

The Tudors Opening Credits

Crédito das imagens: Divulgação Sony Pictures Television International/ youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário