domingo, 21 de agosto de 2011

Secretariat - Uma História Impossível

Não é inteligente lamentar em função daquilo que poderíamos ter nos tornado, mas que não vingamos. E também não é minha pretensão fazer isso, aqui no blog TV tudo isso. Mas, não deixa de ser curioso...

Na metade dos anos 80, mais precisamente em 1985, eu deixava o Colégio "Dante Alighieri" e corria atrás do sonho de me tornar um bom jornalista. Ingressei na FIAM - Faculdades Integradas Alcântara Machado, em 1986, e no ano seguinte, 1987, graças ao meu grande amigo Raul Silveira Bueno Júnior, e também ao então gerente de comunicação e marketing do Jockey Club de São Paulo, Edmilson Gomes Cardial, hoje poderoso empresário de publicações corporativas e proprietário da Editora Segmento, obtive a oportunidade de trabalhar por uns tempos, junto ao fantástico mundo do turfe e das corridas de cavalo.

Edmilson, excelente jornalista e homem de marketing, fora também forjado profissionalmente, na maior instituição do turfe brasileiro e se encarregava de formar uma nova geração de jornalistas especializados na cobertura do cotidiano dos bastidores das corridas de cavalo. Foi lá, que durante o breve período de dois anos, ajudei a produzir o boletim dos associados do clube: "O Jockey", e as revistas "Corridas em Cidade Jardim" e "Turfe e Fomento". Meu editor-chefe, na época, era o também brilhante jornalista, especializado em turfe, Maurício Ielo, infelizmente, já falecido.

Infelizmente também, não vim a vingar como jornalista especializado em turfe, mas me recordo com muito contentamento, dos dias em que convivi com os trabalhadores da Vila Hípica e do Ambulatório Veterinário de Cidade Jardim. Foi um aprendizado único de um universo totalmente próprio e diferenciado.

Por isso, foi emocionante assistir ao filme da Disney, Secretariat, recentemente lançado em DVD e Blu-ray.

Maurício, que Deus o tenha sempre forte e determinado, onde estiver... Lembrei com saudades da sua emoção, sua vibração maior com as corridas, as estatísticas e as possibilidades de vitórias dos quartos de milha e dos PSI , porque foi de você, com certeza, que pela primeira vez, ouvi o nome deste fantástico cavalo. Espero que estejam bem, tanto você, quanto o também saudoso Del Rio, que nos maravilhava com incríveis narrativas das corridas e dos cavalos de outros dias.

O filme, me fez relembrar aqueles bons tempos que não voltam mais e também a emoção que senti, ao acompanhar na época, um dos maiores páreos patrocinados disputados no Hipódromo Paulistano, a Trump Cup, vencida pelo cavalo Ken Graf, de Natalie Aun Nahas, filha do sempre polêmico empresário Naji Nahas, proprietário na época do Haras Inshalla.

Secretariat é um filme americano da Walt Disney Pictures estreado nos cinemas em 2010 e em DVD e blu-ray em 2011. Com um texto de Mike Rich, dirigido por Randall Wallace, é estrelado pela belíssima atriz Diane Lane, interpretando a proprietária de SecretariatPenny Chenery. A produção conta de modo biográfico a historia do thoroughbred triplice coroado Secretariat.

Secretariat (nascido em 3 de marco de 1970 e falecido em 4 de outubro de 1989) foi o legendário tríplice coroado do turfe norte-americano, após 25 anos sem algum cavalo obter tal título. Em 1973, após vencer o Kentucky Derby, venceu também o Preakness Stakes e o Belmont Stakes em marcas de tempo que são recordes mundiais até hoje. A última prova da Tríplice Coroa foi vencida por 31 corpos (1 corpo=comprimento de um cavalo) de vantagem.

Era de pelagem alazã, filho de Bold Ruler, um neto de Nearco, nascido no The Meadow Stables em Caroline County, Virginia.

O Filme

A Disney apresenta uma surpreendente história real cheia de esperança, emoção e coragem. Diane Lane e John Malkovich lideram um elenco célebre neste filme inspirador dos mesmos produtores de Invencível e Desafio do Destino.

Por trás de toda lenda, há um sonho impossível. Seja testemunha da jornada espetacular de Secretariat, um cavalo incrível, e a história comovente de sua proprietária, uma dona-de-casa que arriscou tudo para fazer dele um campeão.

Recheado de bonus especiais (tanto na versão em DVD quanto na blu-ray), Secretariat - Uma História Impossível é entretenimento para toda a família!

Para assistir ao trailer do filme, clique no link abaixo:

Secretariat Disney Trailer HD Legendado

Imagens: Divulgação Buena Vista Produções Brasil e Youtube.

Um comentário:

  1. Superação, fibra, disciplina, lealdade... Todos valores hoje muito esquecidos mas que ainda, quando reunidos, fazem a maior diferença entre sucesso e fracasso, resultantes de uma série de fatores, sem dúvida, mas acima de tudo, da sempre nobre constância. No filme Secretariat, encontramos tudo isso e ainda o exemplo da luta determinada de Penny Chenery. Outro grande roteiro e mais uma brilhante realização da Disney.

    ResponderExcluir