domingo, 26 de junho de 2011

Retrô-TV - Stargate SG-1 - Existe mesmo um portal para a aventura!

Sempre gostei muito de Jornada nas Estrelas. Para mim, depois do período da infância, em que as tardes na TV do Brasil dos anos 60, se resumiam no momento solene em que era exibida a minha série favorita: Perdidos no Espaço, o então novo seriado tornou-se referência.

O trio de protagonistas, Kirk, Spock, McCoy e a qualidade dos enredos, muito mais alta do que na série produzida por Irwin Allen, me faziam realmente "viajar" pelo espaço e por galáxias desconhecidas. Pois bem, dito isso, vamos então focar no assunto do post de hoje, simplesmente, a melhor série de ficção científica que surgiu na televisão mundial, Stargate - SG-1!

Stargate SG-1 foi uma telessérie norte-americana de ficção científica baseada no longa-metragem para o cinema Stargate (1994). A premissa de ambos foi a existência de aparelhos chamados "Stargates" que, por intermédio de buracos-de-verme, permitem a viagem interestelar instantânea.

O enfoque do seriado é uma equipe denominada SG-1 que opera a partir de uma base ultra-secreta da Força Aérea dos EUA chamada Stargate Command (ou SGC), utilizando um "Stargate" encontrado na Terra para explorar outros mundos e defender o planeta contra ameaças alienígenas estabelecidas no filme original ou apresentadas ao longo da série. Assim sendo, e diferentemente de diversos outros seriados de ficção científica com uma temática de exploração interplanetária, Stargate SG-1 tem como tempo ficcional o presente, é baseada na Terra e envolve principalmente humanos.

A série foi produzida pela MGM e filmada no Bridge Studios, em Vancouver, Canadá. O primeiro episódio foi transmitido em 27 de julho de 1997 pelo canal de televisão a cabo Showtime, que exibiu as cinco primeiras temporadas. Desde a sexta temporada, o seriado é transmitido pelo Sci Fi Channel. Recentemente, Stargate SG-1 tornou-se o seriado de ficção científica mais duradouro da televisão americana, ultrapassando The X-Files.

Uma série correlata, Stargate Atlantis, foi ao ar em 2004. Os dois seriados foram produzidos paralelamente, com histórias que se entrelaçam, já que o tempo ficional é simultâneo.

A série, desenvolvida para a televisão por Jonathan Glassner e Brad Wright, era estrelada originalmente por Richard Dean Anderson, Michael Shanks, Amanda Tapping, Christopher Judge e Don S. Davis. Shanks foi substituído durante a sexta temporada pelo ator Corin Nemec. Davis deixou o seriado durante a oitava temporada e Anderson, na nona, substituídos por Beau Bridges e Ben Browder. Na décima temporada, Claudia Black tornou-se uma atriz principal.

Em 21 de agosto de 2006, o Sci Fi Channel anunciou que cancelaria a série. O seu último episódio foi exibido no Canadá no dia 14 de março de 2007. Dois filmes para DVD foram lançados em 2008 no mercado estadunidense, para concluir as histórias da série: Stargate: The Ark of Truth e Stargate: Continuum.

No Brasil, o seriado foi transmitido pelo canal a cabo Fox até 2007, quando passou para a grade do canal (novo no país) SciFi Brasil e atualmente também pode ser assistido na RBTV.

Em Portugal, foi levado ao ar pela SIC e, a partir da sétima temporada, pelo AXN. Mais recentemente, o canal MOV começou a exibir a série desde do seu primeiro episódio em 2010.

A série lembra um pouco também, a clássica O Túnel do Tempo, já que o comando SG-1, visita mundos diversos, em vários setores da galáxia e ainda em épocas e períodos de tempo, diferentes! Seu sucesso foi tão grande, que além das dez temporadas também lançadas em DVD aqui no Brasil, ainda originou dois crossovers de muita popularidade: Stargate - Atlantis e Stargate Universe. Tudo sempre, com roteiros que envolvem muitos mistérios, ficção científica de qualidade e muito, muito bom humor!

Clique no link abaixo e assista ao vídeo com o trailer comemorativo aos 10 anos da série:

10 Years Of Stargate SG-1

Crédito das imagens: Divulgação da Fox Filmes do Brasil e Youtube

Um comentário:

  1. Adoro Stargate SG-1, principalmente pelo bom humor demonstrado pelos personagens. A série aborda questões de ficção científica de qualidade, diverte e leva nossa imaginação a extremos, nunca antes vivenciados. Muito boa mesmo! Parabéns pelo post Paulo!

    ResponderExcluir