domingo, 19 de junho de 2011

Heroes e a evolução da Genética

Não é de hoje que a ficção científica aborda a questão da evolução da espécie humana e de potenciais mutações genéticas provocadas deliberadamente nas seqüências de DNA (ácido desoxirribonucleico).

Seres humanos alterados biologicamente poderiam desenvolver novas características e assumir novos atributos, poderes e capacidades antes imaginados somente em fabulosos super-seres. A série de TV, Heroes, criada por Tim Kring em 2006, abusa realmente da imaginação e pensa em seres mutantes mais próximos da realidade de nossos dias, mas ainda bastante semelhantes aos mutantes X-men, criados por Stan Lee e Jack Kirby para os quadrinhos da Marvel dos anos 60.

Gente que voa, que possui supervelocidade, que desenvolve capacidades telepáticas, regenerativas, que controla o fogo, o frio, prevê o futuro, e até o teletransporte. Todos eles, evidentemente, sem utilizar uniformes colantes ou calções (entenda-se cueca mesmo) por cima da calça, como os já tradicionais Batman e Superman! Tudo graças a muita Biotecnologia e Engenharia Genética...

Segundo informações da Wikipédia, Heroes é uma série de televisão dramática americana, criada por Tim Kring, que estreou na NBC no dia 25 de setembro de 2006. A série conta a história de pessoas comuns que descobrem ter habilidades especiais, tais como telepatia, capacidade para voar, etc. Esses indivíduos percebem que estão conectados e de que têm por missão evitar a realização de desastres normalmente previstos nas imagens feitas por pintores com o dom da premonição.

O seriado segue o estilo das histórias em quadrinhos (banda desenhada) americanas de super-heróis, com acontecimentos que se desenvolvem em mais de um episódio. A série é produzida pela Universal Media Studios, em associação com Cauda Productions, e é filmado principalmente em Los Angeles, Califórnia. Os produtores executivos são Allan Arkush, Dennis Hammer, Greg Beeman e Tim Kring.

Aclamada pela crítica, a primeira temporada de Heroes teve 23 episódios e garantiu uma média de 14,3 milhões de telespectadores por episódio nos Estados Unidos, recebendo a audiência mais alta de uma série drámatica da NBC em cinco anos.

A segunda temporada de Heroes atraíu uma média de 13,1 milhões de espectadores e foi a única série da NBC entre os vinte programas mais vistos dos Estados Unidos durante a temporada 2007-08.

Um total de 24 episódios foram encomendados para a segunda temporada, mas apenas onze episódios foram transmitidos, devido à greve de 100 dias dos roteiristas americanos. A greve levou ao adiamento inicial e eventual cancelamento de seis episódios intitulados "spin-off Heroes: Origins". Heroes regressou com a sua terceira temporada, em 22 de setembro de 2008.

Uma extensão da série na internet, Heroes 360 Experience, posteriormente renomeada como Heroes: Evolutions, foi criada para explorar o universo dos Heróis e fornecer informações sobre a mitologia da série. Outros mídias oficiais incluem revistas, websites, um jogo móvel, roupas e outras mercadorias.

A NBC Universal anunciou em 2 de abril de 2008, que a NBC Entretenimento Digital iria lançar uma série de conteúdo on-line para o verão e outono de 2008, incluindo o conteúdo da web mais original, histórias em quadrinhos disponíveis para visualização e webisodes.

Heroes tem garantido uma série de prêmios e indicações. A série foi indicada em oito categorias no Primetime Emmy Awards 2007, incluindo Outstanding Drama Séries, e foi também indicada para a Melhor série drámatica da televisão, no Globo de Ouro 2007. A série ganhou um People's Choice Award em 2007 na categoria de Melhor novo drama, e foi indicada o Programa do Ano em 2007 pela Television Critics Association e Melhor Programa Internacional no Bafta Awards 2008.

A NBC produziu a quarta e última temporada de Heroes, uma vez que a série é um dos programas mais vistos pela faixa etária de 18-49 anos (A mais importante da TV americana), bem como tendo um forte apelo internacional e uma grande audiência. A emissora produziu 18 a 20 episódios para o quarto ano da série.

Estreou em Portugal em setembro de 2007 no canal FOX, já tendo sido emitida a 4ª temporada.

Elenco:

David Anders/ Kristen Bell/ Santiago Cabrera/ Jack Coleman/ Tawny Cypress/ Dana Davis/ Noah Gray-Cabey/ Greg Grunberg/ Ali Larter/ James Kyson Lee/ Masi Oka/ Hayden Panettiere/ Adrian Pasdar/ Zachary Quinto/ Sendhil Ramamurthy/ Dania Ramirez/ Leonard Roberts/ Cristine Rose/ Milo Ventimiglia

Os primeiros quatro episódios foram promovidos com a frase "Pessoas comuns descobrindo habilidades extraordinárias". Ao final do quarto episódio, há um evento que lança a segunda temática, em que o slogan "Salve a líder de torcida, salve o mundo" na exibição no Brasil e "Salvem a chefe de claque, salvem o mundo" na de Portugal aparece muitas vezes. Alguns personagens presumem que essa frase está relacionada com a líder de torcida de uma escola no Texas, Claire Bennet, que possui a habilidade de rapidamente se recuperar de ferimentos, e com as visões apocalípticas do artista Isaac Mendez sobre Nova Iorque.

Começando na conclusão do episódio Fallout, uma nova frase apareceu: "Você está na lista?", apesar de tal frase não ser mencionada no preview de The Fix. À medida que os personagens lentamente descobrem suas habilidades e a existência de outros como eles, começam a perceber que precisam juntar-se para impedir uma catástrofe e salvar a Humanidade. Na reta final da primeira temporada, a série assume a chamada "É hora de salvar o mundo" no Brasil e "É tempo de salvar o mundo" em Portugal.

Heróis inclui uma série de elementos fictícios e misteriosos atribuídos a fenômenos de ficção cientifica e sobrenaturais. Tim Kring e os criadores da série fazem referência a estes elementos ficcionais como parte da mitologia da série. Kring confirmou que, embora o espetáculo não tenha uma única mitologia, ele não quer afundar a série em demasia nesse aspecto.

Pelo contrário, Kring tem utilizado cada volume para explicar cada elemento mitológico. No que diz respeito à data de término do show, Kring tinha comentado que, "Isto não quer dizer que a série tem hora certa pra acabar… sua data de término é considerada em aberto". Infelizmente, roteiros mal conduzidos, talvez em função da greve de 100 dias de 2008, abreviaram o tempo no ar, de um seriado de sucesso.

A série terminou com apenas 4 temporadas produzidas.

Entre os elementos mitológicos da série estão: a Companhia, a lenda de Takezo Kensei, as pinturas do futuro, os superpoderes e as suas origens, o vírus Shanti, a revistinha 9th wonders e muitos outros elementos e temas mitológicos.

Heroes ainda é exibida no Brasil pela Rede Record. Sempre na meia noite de domingo!

Clique no link abaixo e acesse o trailer da primeira temporada da série:

Heroes Trailer

Créditos das Imagens: Divulgação Universal e youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário