terça-feira, 17 de maio de 2011

Flash Forward - Um vislumbre de futuro

Os executivos da ABC norte-americana até que tentaram. Mas não conseguiram transformar a boa ideia da série Flash Forward, num substituto à altura de Lost.

Flash Forward é uma série de ficção científica do canal  norte-americano ABC, baseada em um romance original do Canadá escrito por Robert J. Sawyer.

Conceitualmente, a expressão Flash forward é a interrupção de uma sequência cronológica narrativa pela interpolação de eventos ocorridos posteriormente. É portanto uma forma de apresentar ao telespectador de uma série, um momento futuro ao que está na corrente apresentação do programa.

O recurso foi utilizado recentemente no programa de televisão Lost e recebeu grande aceitação dos críticos das séries de drama e suspense, mas é frequentemente confundido com um Flash back. É uma mudança de plano temporal dentro de uma narrativa.


Em Maio de 2009, a ABC fez um contrato de 13 episódios para a primeira temporada de Flash Forward.

Nos EUA, os episódios começaram a ser exibidos às quintas-feiras do Outono de 2009, a partir do dia 24 de setembro.

Em Portugal, o canal AXN exibe a série desde 7 de Outubro.

No Brasil, a série estreou em 23 de fevereiro de 2010, também pelo canal da TV paga AXN e grátis no Terra TV. Em maio de 2010, a ABC cancelou a série, que ficou com apenas uma temporada, lamentavelmente.

Um misterioso evento global faz com que todos ao redor do mundo desmaiem simultaneamente por um momento e muitos enxergam um relance das suas vidas, seis meses no futuro (uma espécie de vislumbre), a partir daquele instante. Quando todos acordam ficam surpresos com o que aconteceu.

Estes "flash forwards" duraram 2 minutos e 17 segundos, e enquanto aconteceram, muitos morreram em acidentes envolvendo veículos, aviões, outros dispositivos que necessitavam de controle humano, das mais trágicas formas, queimados, afogados, e vitimados entre outros tipos de incidentes.

Um agente do FBI que reside em Los Angeles, Mark Benford (interpretado por Joseph Fiennes) tenta descobrir o que exatamente aconteceu e por que aconteceu, através do Mosaico, uma rede social de internet. Ele cria um banco de dados interpretando os flash forwards das pessoas ao redor do mundo tentando resolver esse mistério.

Elenco:

Joseph Fiennes como Mark Benford/ John Cho como Demetri Noh/ Jack Davenport como Lloyd Simcoe/
Zachary Knighton como Bryce Varley/ Peyton List como Nicole Kirby/ Dominic Monaghan como Simon Campos/ Brían F. O'Byrne como Aaron Stark/ Courtney B. Vance como Stan Wedeck/ Sonya Walger como Olivia Benford/ Christine Woods como Janis Hawk

Poucos perceberam, mas durante a abertura de cada episódio da série, uma imagem que sempre é diferente é mostrada enquanto as palavras Flash Forward se aproximam e se afastam da tela.

Essas imagens são sempre um flash forward do proprio episódio. Por exemplo, no segundo episódio White to Play, durante a abertura, é rapidamente mostrada a imagem de peças de xadrez queimadas, e durante o episódio, essas peças entram em cena.

No terceiro episódio, 137 Sekunden, na abertura, é mostrado a imagem de pássaros voando, e mais tarde esses mesmos passaros se mostram uma peça chave para o motivo do apagão geral da população.

Pouco a pouco, cada um dos personagens vê sua vida se encaminhar para aquela realidade, nem sempre positiva. O próprio agente do FBI, Mark Benford (Joseph Fiennes) é um desses azarados. Ele se enxerga voltando à bebida, sem a mulher e perdido no meio de uma investigação sobre essas visões.

A questão é que, episódio após episódio, a história parece girar em círculos. Infelizmente, não se desenvolveram bem, outras narrativas paralelas, como em outras boas séries do mesmo gênero.

De toda forma, clique no link abaixo e assista a um trailer da série Flash Forward. Uma série que não passou do vislumbre de uma boa ideia.

Flash Forward - Extended Promo

Créditos das Imagens: Divulgação da Buena Vista Home Entertainment e youtube

Um comentário: