domingo, 8 de maio de 2011

Retrô-TV - Deadwood

As séries da HBO são padrão de qualidade. Geralmente contam com um excelente orçamento de produção que garante a elas, o melhor elenco e também a melhor ambientação.

Deadwood é um exemplo disso. Teve três temporadas, mais de trinta horas de exibição e trinta e seis episódios.

Deadwood é uma série de televisão americana, um drama western criado, produzido e escrito quase em sua totalidade por David Milch. A série foi ao ar pelo canal de televisão a cabo HBO de 21 de março de 2004 a 27 de agosto de 2006, totalizando três temporadas de doze episódios.

O programa se passa na década de 1870, em Deadwood, Dakota do Sul, antes e depois da região ser anexada pelo Território de Dakota.

A série documenta o crescimento de Deadwood, desde um acampamento inicial a uma cidade, incorporando assuntos que vão da formação das comunidades até o capitalismo ocidental.

A dramatização conta com um grande elenco, no qual se destacam diversas personagens históricas, como Seth Bullock, Al Swearengen, Wild Bill Hickok, Sol Star, Calamity Jane, Wyatt Earp, E. B. Farnum, Charlie Utter e George Hearst.

Os diálogos e as tramas que envolvem estes personagens contêm verdades históricas misturadas a uma grande quantidade de elementos de ficção. Alguns dos personagens são completemente fictícios, embora tenham sido baseados em pessoas reais. Deadwood foi amplamente aclamada pela crítica, especialmente pelo texto de Milch e a performance do co-protagonista Ian McShane.

A série conquistou oito Prêmios Emmy (de um total de 28 indicações) e um Globo de Ouro.

No canal FX Portugal, a série estreou em Outubro de 2007. Foi transmitida aqui no Brasil pelo canal HBO TVC.

"1877 - Nasce um novo dia no acampamento fora-da-lei de Black Hills, em Deadwood. Por bem ou por mal, os tempos estão mudando e a transformação do assentamento em cidade é iminente.

Recém-chegados sem caráter - buscando enriquecer na lucrativa anarquia - e um governo de marginais dominam uma época de decisões difíceis e brutais lutas de poder entre os fundadores de Deadwood.

Seth Bullock é o novo xerife, forçado a marcar seu território contra dois astutos donos de um bordel: o trapasseiro Al Swearengen e seu principal rival, o estelionatário Cy Tolliver. As mulheres de Deadwwod provam sua coragem, à medida que Calamity Jane, Alma Garret e as prostitutas Trixie e Joanie se estabelecem nesta perigosa cidade de ardilosos desajustados, todos aprendendo da pior maneira que... A fortuna tem seu preço".

Elenco:

Timothy Olyphant/ Ian McShane/ Molly Parker/ Jim Beaver/ Brad Dourif/ Paula Malcomson/ William Sanderson/ Kim Dickens/ Robin Weigert/ Dayton Callie/ W. Earl Brown/ Bree Seanna Wall/ Powers Boothe

Uma série que desmistifica o velho oeste norte-americano e nos dá uma ideia mais real dos tempos em que o poder central governamental dos Estados Unidos não era capaz de garantir a Lei e a Ordem nos principais povoados do país que se ergueram em função da corrida do ouro, da expansão da criação de gado e do comércio emergente da época da Conquista do Oeste.

As três temporadas da série Deadwood já foram lançadas aqui no Brasil pela Paramount. Clique no link abaixo e acompanhe um dos vídeos promocionais da série:

deadwood promo

Créditos das imagens: Divulgação HBO Vídeo/ Paramount e youtube

Um comentário:

  1. Realmente uma série fantástica que mostra o cinismo e a dureza da construção da pátria de Jefferson, Franklin e Washington. Onde as mulheres já eram retratadas como mercadoria do prazer. A força de homens venais e oportunistas baratos já se fazia evidenciar nos primeiros dias da construção dos Estados Unidos da América. Isto sem falar, na presença das igrejas de ministros, preocupados sempre na melhor maneira de manipular os seus rebanhos.

    ResponderExcluir