Richard Matheson sempre foi para mim, um dos melhores escritores de ficção científica. Autor de célebres romances como "Amor além da vida", "Eu sou a Lenda" e o clássico e sempre amedontrador "O Incrível Homem que Encolheu". Todos eles, aliás, transformados em filmes com muita ação, mistério e suspense. Foi baseado no último livro citado que o produtor norte-americano Irwin Allen produziu a série "Terra de Gigantes". Nela, o avião-orbital Spindrift sofre a ação de uma espécie de tempestade iônica que teria aberto uma fenda interdimensional e vai parar num planeta em tudo semelhante a Terra, só que habitado por uma raça de fantásticos e altamente desenvolvidos gigantes.
Land of the Giants (conhecido como Terra de Gigantes na versão traduzida) é uma série de televisão criada por Irwin Allen (Master of Disaster) nos anos 60.
A série mostrava uma tripulação do Spindrift, que durante uma viagem de Los Angeles até Londres, entra numa dobra espacial e cai num planeta onde todos são gigantes. Este planeta é controlado por um Estado totalitário, tendo uma polícia à la KGB (soviética), controlando tudo e todos. O nome da polícia era SID (Special Investigation Department), cujo integrante era o sádico inspetor Kobik.
A tripulação, chamada pelos gigantes de "pequeninos", passa por diversas dificuldades, quando ocasionalmente um deles é pego por algum gigante. Eles criam alguns utensílios artesanais e muitas ferramentas, usando barbantes como cordas, pregadeiras ou clips como ganchos. Constantemente defrontam-se com os animais gigantes, principalmente gatos, aves e insetos.
Elenco
Gary Conway .... Capitão Steve Burton
Don Marshall .... Dan Erickson
Don Matheson .... Mark Wilson
Kurt Kasznar .... Alexander Fitzhugh
Stefan Arngrim .... Barry Lockridge
Deanna Lund .... Valerie Scott
Heather Young .... Betty Hamilton
Kevin Hagen .... Inspetor Kobick
Emissora original: CBS
Emissora no Brasil: TV Tupi, Rede Globo e TV Record
Ano de Produção: de 1968 a 1970 (51 episódios)
Em cores
Produtoras: 20th Century Fox Television e Irwin Allen Productions
Depois de produzir três séries de sucesso (Viagem ao Fundo do Mar, O Tunel do Tempo e Perdidos no Espaço), Irwin Allen começou a trabalhar naquele que considerava seu projeto mais ousado, a série Terra de Gigantes. A história desta série lembra também muitas outras séries e filmes como As Viagens de Gulliver (Gulliver´s Travels) e A Ilha dos Birutas (Gilligan´s Island - 1964-1967).
Com um orçamento monstruoso para a época: 250 mil dólares por episódio, Allen produziu diversos e enormes cenários, objetos imensos, nave espacial e o uso de muitos outros artifícios para causar o efeito visual desejado. Alguns objetos deve ter custado uma fortuna, como por exemplo a criação de uma gigantesca mão que abraça alguns personagens quando capturados.
Além do custo, esta série também exigiu atores em perfeitas condições físicas, usando dubles somente para determinadas cenas consideradas muito arriscadas e perigosas. Muitas cenas exigiram dos atores grande esforço, além de enfrentarem um ou outro perigo relativamente pequenos e arranhões, pois tinham de subir usando ou descer utilizando enormes fios de telefones, transpor grandes objetos e coisas similares.
O seriado acabou se tornando outro grande sucesso de Allen, em parte graças a sua cenografia bem elaborada e o clima bizarro do seriado, mostrando um planeta de gigantes que era muito parecido com a Terra em alguns aspectos e diferente em outros.
Terra de Gigantes mostrou, em alguns de seus episódios, uma veia crítica que não se viu nas séries anteriores de Allen. Nos episódios "Os Guerrilheiros e "A Perseguição", vemos uma clara alusão ao movimentos políticos armados que procuravam lutar contra regimes repressivos.
Em "Lavagem Cerebral" são mostrados os métodos de tortura e o modus operandi de muitas ditaduras terceiro mundistas ou do antigo bloco comunista. Vendo esse episódio, fica claro que a censura brasileira da época do AI-5, "cochilou", quando Terra de Gigantes chegou ao Brasil, no começo dos anos 70.
Apesar de ser um programa de censura livre da época, Terra de Gigantes trazia em seu elenco, a belíssima Deanna Lund, responsável por garantir as tramas e enredos dos episódios sempre perturbadores, o charme e a sensualidade de uma das mais bonitas atrizes da Hollywood televisiva da época.
Crédito das Imagens: Fox Filmes do Brasil
Clique no link abaixo e veja novamente a abertura desta fantástica série:
Land of Giants - Abertura da 2ª Temporada
Nenhum comentário:
Postar um comentário