domingo, 20 de março de 2011

Retrô-TV - Perdidos no Espaço (Lost in Space)

Quem cresceu nos anos sessenta sofreu diretamente os efeitos da Corrida Espacial entre russos e norte-americanos. Já contei que fui criança neste período, já que nasci em 1963. Nas noites do domingo, o programa de TV que eu mais gostava, era Perdidos no Espaço (Lost in Space), outra fantástica criação de Irwin Allen.

O seriado, produzido entre 1965 e 1968, contava as aventuras da família Robinson no espaço, a bordo da nave Júpiter 2, juntamente com o Robô, modelo B9 e o Dr. Zachary Smith (Jonathan Harris).

No ano 1997, a Terra sofre com sua superpopulação. O Professor John Robinson (Guy Williams), sua esposa Maureen (June Lockhart), as suas crianças (Judy, Penny e Will) e o Major Don West (Mark Goddard) são seleccionados para viajar até um planeta do sistema Alpha Centauri a fim de estabelecer uma colônia da Terra para que outras pessoas possam viver lá.

Eles esperam ir para lá, a bordo de uma espaçonave do Professor john Robinson da concepção, baptizada de Júpiter 2. No entanto, o doutor Zachary Smith, um agente de um governo inimigo (tudo indica que são os russos), é enviado para sabotar a missão. Ele acaba sendo bem sucedido na reprogramação da espaçonave e do robô, mas no processo fica aprisionado da nave, e em função do seu excesso de peso, o veículo e todos a bordo, tornam -se irremediavelmente perdidos. Começa então uma luta pela sobrevivência, com a tripulação tentando encontrar o caminho de volta para casa.

O seriado, produzido pela CBS e que tinha como criador e produtor executivo Irwin Allen, foi ao ar pela primeira vez nos EUA em setembro de 1965, e permaneceu no ar até março de 1968.

A série teve o episódio piloto mais caro da história da televisão, naquela época, e que nunca foi ao ar (cenas do episódio piloto foram reaproveitadas nos primeiros cinco episódios da série). Segundo rumores da época, caso a série não fosse um sucesso, a CBS poderia quebrar pelo dinheiro gasto na produção.

Irwin Allen foi um produtor de televisão muito bem sucedido, que emplacou outros sucessos tais como "Terra de Gigantes", "O Túnel do Tempo" e "Viagem ao Fundo do Mar". No entanto, Perdidos no Espaço foi, sem dúvida, seu maior sucesso. Allen aproveitou ainda na sua série elementos do clássico de 1956, Forbidden Planet (O Planeta Proibido), tais como o formato de disco da nave Jupiter 2; e o robô serviçal humanóide, que no filme era chamado de Robby.

Jonathan Harris (que interpreta o doutor Smith) foi contratado por último para participar da série, e por isto aparece nos créditos como "participação especial" (termo usado na televisão pela primeira vez no seriado). Apesar de ter sido o último personagem a ser incluído na idéia da série (no episódio piloto não há Dr. Smith nem o Robô), ele acaba sendo o centro da trama.

Perdidos no Espaço teve 3 temporadas produzidas. A 1ª temporada foi produzida em preto-e-branco. Na 2ª temporada a série ganha cores, mas perde bastante em qualidade, deixando de lado o foco na ficção científica, e adotando um tom mais de comédia. Na 3ª e última temporada, esse tom de comédia se acentua ainda mais. Pouco antes de se começar a produção da 4ª temporada, a série é cancelada, mesmo apesar de alguns roteiros já estarem escritos e de algumas cenas já terem sido gravadas.



O tema musical do seriado ficou a cargo de John Williams, mais tarde consagrado como compositor  de sucessos do cinema, como Guerra nas Estrelas, Tubarão e Caçadores da Arca Perdida, entre muitos outros. E muito bem reaproveitado no filme homônimo de 1998.

No Brasil, a série estreou em 4 de dezembro de 1966, nas tardes de domingo da TV Record, então transmitida apenas para São Paulo, "coladinha" no programa Jovem Guarda.

Em 1970, Perdidos passou a ser exibida na Rede Globo, onde ficou até 1978, quando passou para a TV Tupi. Com a extinção da emissora, em 1980, os direitos foram adquiridos pela Rede Bandeirantes, que exibiu a série esporadicamente durante a década de 1980.

Em 1988, a TV Gazeta, então com programação dirigida ao público jovem da época, com programas como TV Mix e Clip Trip, compra Perdidos e enfim - graças a protestos de fãs - volta a exibir a primeira temporada da série, produzida em preto e branco e ignorada pelas emissoras anteriores desde que as cores foram instituídas na televisão brasileira, em 1972.

Na televisão a cabo, foi ao ar nos canais Fox durante a década de 90 e FX entre 2003 e 2007.

O resultado de tantas exibições em várias épocas é que o seriado Perdidos no Espaço, apesar de hoje ser considerado totalmente retrô, ainda hoje faz a cabeça de muitos fãs espalhados pelo mundo. Clique no link abaixo e veja uma das homenagens encontradas no youtube e que reflete bem a paixão de tantos aficcionados:

Lost in Space - The Return (2008)


Crédito das Imagens: Fox Filmes do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário