sábado, 12 de março de 2011

Alias - Muito mais que uma Missão Impossível!

Existem muitas séries de ação de sucesso. Mas, quando o assunto é espionagem e depois do conceito veiculado em Missão Impossível nos anos sessenta e setenta - a ação de grupos secretos, paramilitares, envolvidos nas sempre pra-lá de desconhecidas "black-ops" - Alias, passou a ser referência e sinal de inovação.

Primeiro, porque a principal protagonista é uma mulher, uma agente dupla envolvida com missões secretas e complicadíssimas da CIA e de uma célula ultra-secreta, conhecida apenas como "SD6", especializada em ações de contra-espionagem, terrorismo, sabotagens e até extorsões. Na esteira da sempre clássica espiã, Mata Hari* (*ver nota, no final do texto), a agente Sydney Bristow (Jennifer Garner), é recrutada ainda na universidade e acaba trabalhando para os vilões da história, enquanto pensava servir aos mocinhos.

Abusando de um guarda-roupa e outros recursos verdadeiramente "camaleônicos", a atriz, que é vencedora do Globo de Ouro, interpreta uma garota que parece ser normal, mas que na verdade, tem uma vida secreta como espiã da CIA (no que ela acaba acreditando erroneamente).

Sua missão é combater o mal, mas na realidade, seu mundo vira de cabeça para baixo quando descobre que pode estar trabalhando diretamente para o seu pior inimigo. De uma hora para outra, Sydney Bristow passa a questionar a lealdade de qualquer pessoa, desde a família até os seus amigos mais próximos.

A série criada por J.J. Abrams de Lost, foi distribuída no Brasil pela Buena Vista e possui 5 temporadas lançadas em DVD e exibidas pelo SBT e pela AXN. As missões secretas acontecem praticamente em todos os lugares exóticos da Terra e para auxiliá-la na realização delas, Sydney Bristow conta com armas e equipamentos dos mais modernos, tecnologicamente falando. No elenco fixo e alternado, participam também nomes como Joel Grey, Quentin Tarantino e a brasileira Sonia Braga.

Elenco:

Michael Vartan como Michael Vaughn
Victor Garber como Jack Bristow
Lena Olin como Irina Derevko/Laura Bristow                     
Ron Rifkin como Arvin Sloane
Bradley Cooper como Will Tippin                                              
Carl Lumbly como Marcus Dixon
Kevin Weisman como Marshall Flinkman
David Anders como Julian Sark
Greg Grunberg como Eric Weiss
Melissa George como Lauren Reed
Mia Maestro como Nadia Santos
Rachel Nichols como Rachel Gibson
Balthazar Getty como Tom Grace
Amy Acker como Peyton
Eloudie Bouchez como Reneé Rienne
Sonia Braga como Sophia Vargas/Elena Derevko

Mata Hari (1876-1917)

Mata Hari era uma dançarina holandesa, bem exótica, da escola Frisian em Paris, durante a 1ª Grande Guerra Mundial. Ela também trabalhava como agente dupla. Quando se mudou para a França e ganhou aclamação como uma dançarina sexy com a sua famosa promiscuidade e a vontade de exibir seu corpo de uma maneira apelativa que era rara no início de 1900. Uma vez que a Holanda se manteve neutra durante a Primeira Guerra Mundial, Mata Hari circulava livremente entre as fronteiras como uma cidadã livre daquele país. Acabou levando uma vida de cortesã junto a muitos altos oficiais das forças armadas aliadas durante este tempo. Em 1917, agentes dos serviços secretos franceses interceptaram uma mensagem, que eles mais tarde identificaram como H-21, de uma espiã alemã.

Por causa disso, Mata Hari acabou executada, mas antes do pelotão de fuzilamento atirar, segundo dados históricos, ela abriu a túnica exibindo o seu corpo completamente nú. Muitos dizem que o estilo de ser de Mata Hari influenciou decisivamente na criação de algumas "Bond Girls" famosas, da série de espionagem do cinema, James Bond - 007. Sydney Bristow, interpretada em Alias por Jennifer Garner, com certeza foi também inspirada em seu clássico modelo.

Clique no link abaixo e assista a um trailer da série Alias:

Alias trailer

Crédito das Imagens: Divulgação Buena Vista Entertainment

Nenhum comentário:

Postar um comentário