sábado, 1 de outubro de 2011

Os Fabulosos X-Men

Um novo estágio de seres humanos... Representantes do processo de evolução genética natural da Humanidade, pós-experimentações radioativas e nucleares. Os fabulosos X-Men foram criados por Stan Lee e Jack Kirby em 1963.

Os X-Men são uma equipe de super-heróis de histórias em quadrinhos publicadas nos Estados Unidos pela Marvel Comics.

Os X-Men são mutantes: humanos que, como resultado de um súbito salto evolucionário, nasceram com habilidades super-humanas latentes, que geralmente se manifestam na puberdade. Consequentemente, em suas histórias, vários homens comuns têm um intenso medo e/ou desconfiança dos mutantes (cientificamente chamados de Homo superior), que são vistos pelos cientistas em geral como o novo degrau da evolução humana. Logo, muitos os consideram uma ameaça à própria sociedade humana. Tensão esta exacerbada por mutantes que usam seus poderes para fins criminosos.

Para combater estes "mutantes malignos" (tais como Magneto e sua Irmandade de Mutantes) e promover a coexistência pacífica entre as duas raças, o benevolente Professor Charles Xavier, (ou Professor X, o milionário que é, secretamente, um dos maiores telepatas da Terra), fundou uma academia para treinar jovens mutantes e doutriná-los em seu sonho de "harmonia inter-racial". Ocultando sua real intenção do restante do mundo sob a fachada do Instituto Xavier Para Jovens Super-Dotados, Charles deu, assim, início ao seu sonho.

As histórias dos X-Men contam com personagens de diversas etnias sendo, talvez, a revista em quadrinhos mais multicultural já publicada pela Marvel. Este aspecto foi introduzido quando o título, que havia sido cancelado, foi retomado nos anos 1970. Nesta década, o elenco (que contava apenas com mutantes americanos) foi diversificado, adicionando-se personagens da Alemanha, Irlanda, Canadá, União Soviética, Quênia e Japão. Personagens representando várias outras etnias e cenários culturais foram subsequentemente adicionados. As histórias também retratavam temas relacionados ao status das minorias, incluindo assimilação, tolerância e crenças na existência de uma "raça superior".

Entre os principais mutantes que aparecem nas histórias do X-Men temos: Wolverine, Tempestade, Jean Grey, Anjo, Banshee, Polaris, Homem de Gelo, Cyclops, Colossus, Thunderbird, Cable, Juggernault, Emma Frost, Mystique, Cassandra Nova, Gambit, Jubileu, Psyloche e Fera, entre muitos outros.

Os X-Men se expandiram para o cinema e televisão, incluindo alguns dos mais bem-sucedidos desenhos animados exibidos no Brasil nas manhãs de sábado: X-Men: Animated Series, X-Men Evolution e Wolverine e os X-Men. O ano 2000 viu a estréia bem-sucedida de X-Men, o filme, dirigido por Bryan Singer.

Sua sequência X2: X-Men United foi lançada em 2003, novamente sob direção de Singer, e um terceiro filme, X-Men: The Last Stand (A Última Batalha), desta vez dirigido por Brett Ratner, foi lançado em 26 de maio de 2006.

Em 2011, foi a vez de X-Men - Primeira Classe, um filme emocionante, estrelado por James McAvoy e Michael Fassbender, que mostra como o grupo começou. A produção foi dirigida por Matthew Vaughn e conta como foi o primeiro capítulo da saga dos super-heróis mutantes. Antes de Charles Xavier e Erik Lehnsherr passarem a ser conhecidos como Professor X e Magneto, eles eram dois rapazes que ainda descobriam a força de seus poderes.

Antes de serem inimigos, eles eram amigos próximos e se reuniram numa força de elite de mutantes para formar os X-Men numa tentativa de impedir a 3ª Grande Guerra Mundial!

Clique no link abaixo, e assista ao trailer da mais nova produção que envolve os X-Men!:

X-Men: First Class Movie Trailer Official (HD)

Os X-Men foram fundados pelo telepata Charles Francis Xavier, o Professor X, para defender seu sonho de "convivência pacífica entre humanos e mutantes", ao mesmo tempo em que, secretamente, defendiam a humanidade dos "mutantes malignos". Assim, desde sua fundação, os X-Men vivem em uma constante batalha, "defendendo um mundo que os teme e odeia".

Xavier abriga os X-Men em sua mansão, sob a fachada de uma "Escola para Jovens Superdotados". Seu endereço é rua Graymalkin Lane, n° 1407, em Salem Center, no condado de Westchester, Nova York. Os primeiros alunos de Charles (os "X-Men Originais") foram: Garota Marvel (Jean Grey), Fera (Henry 'Hank' McCoy), Homem de Gelo (Robert 'Bobby' Drake), Ciclope (Scott Summers) e Anjo (Warren Worthington III).

Os primeiros números da revista também introduziram os arqui-inimigos da equipe: Magneto (Erik Magnus Leinsher) e sua Irmandade de Mutantes, composta por Mercúrio (Pietro Maximoff), Feiticeira Escarlate (Wanda Maximoff) - ambos irmãos de sangue e filhos adotivos de Magneto -, Mestre Mental e Groxo. Nesta fase também surgiram inimigos que ainda viriam dar muito trabalho aos "filhos do átomo" (ou nem tanto), como Fanático, Blob e Vanisher.

Em 1969, nos E.U.A., o escritor Roy Thomas e o desenhista Neal Adams rejuvenesceram a franquia e introduziram dois novos personagens, Destrutor (Alex Summers), irmão de Ciclope e Polaris (Lorna Dane). No entanto essas primeiras edições de X-Men não foram bem sucedidas em vendas e a Marvel parou de produzir novas histórias a partir do número 66. Depois de um hiato, a série continuou com reimpressões do material antigo entre os números 67 e 93 da revista em quadrinhos norte-americana.

Crédito das Imagens: Marvel Comics/ Fox Filmes do Brasil e Youtube.

Um comentário:

  1. Parabéns Paulo! Os X-Men são realmente heróis extraordinários e a sua capacidade de síntese continua surpreendente. É muito bom saber que ainda gosta dos super-heróis, como no período do final da adolescência, em que nos conhecemos. Fique bem com você meu querido. E continue com este excelente trabalho!

    ResponderExcluir