domingo, 22 de janeiro de 2012

Retrô-TV - Os Dez anos de Smallville

Depois de mais de uma década em exibição e dez temporadas, a série Smallville chegou ao fim. A saga do Superboy (as aventuras do Superman enquanto rapaz) recebeu um tratamento pra lá de especial, nunca antes recebido anteriormente e despertou o interesse principalmente de uma inteira nova geração de teenagers, nos Estados Unidos, aqui no Brasil e no mundo inteiro.

A trama centralizada no conflito e na amizade de Clark Kent (Tom Willing) e Lex Luthor (Michael Rosenbaum), dois eternos competidores, foi uma das razões da conquista de expressivos índices de audiência durante pelo menos, os seis primeiros anos de apresentação do seriado.

Smallville (Smallville: As Aventuras do Superboy (título no Brasil) ) é uma série de televisão americana de ficção científica que estreou em 2001 no canal The WB. Criada por Alfred Gough e Miles Millar, baseada no personagem Superman da DC Comics criado por Jerry Siegel e Joe Shuster. Smallville conta a trajetória de Clark Kent, um adolescente quase comum, se não fosse seus poderes especiais. A ideia central da série é mostrar como seria a vida do homem de aço e toda a sua trajetória se a sua nave tivesse caído na Terra nos tempos atuais, mesclando a modernidade do século XXI, como elementos e valores antigos, ja conhecidos por todos referente ao universo do Superman.

Elenco

O primeiro episódio de Smallville foi no ar na TV americana no dia 16 de outubro de 2001, intitulado de Pilot registrando um total de aproximadamente 8,4 milhões de telespectadores, e até hoje, é o recorde de maior audiência para uma estréia do canal The WB. No elenco regular estavam Tom Welling (Clark Kent), Kristin Kreuk (Lana Lang), Michael Rosenbaum (Lex Luthor), Eric Johnson (Whitney Fordman), Sam Jones III (Pete Ross), Allison Mack (Chloe Sullivan), Annette O'Toole (Martha Kent), John Schneider (Jonathan Kent) e participação especial de John Glover, interpretando Lionel Luthor, pai de Lex Luthor.

Em Smallville muitas coisas referentes ao universo Superman e DC Comics foram exploradas, e vários heróis e vilões conhecidos do universo das histórias em quadrinhos tiveram sua versão no seriado, como o Arqueiro Verde, Cyborg, Flash, a Legião dos Super-Heróis e a Sociedade da Justiça da América, entre outros. Na parte dos vilões, destaque para Doomsday, o monstro que conseguiu a façanha (ou quase) de matar Superman nos quadrinhos, Brainiac e até mesmo o icônico General Zod.

Depois de 10 temporadas no ar, Tom Welling e Allison Mack foram os únicos atores remanescente no elenco regular desde a primeira temporada, Tom também trabalhava como diretor eventualmente em alguns episódios, mas uma coisa que nunca mudou ao longo desses anos foi a música de tema do seriado, Save Me, da banda Remy Zero. Smallville chama muito a atenção pela sua trilha sonora original, principalmente em suas primeiras temporadas. Apesar disso, foram lançadas apenas duas coletânes oficiais até hoje, são elas: Smallville Vol 1: The Talon Mix lancado no ano de 2003 e Smallville Vol 2: Metropolis Mix lançado em 2005.

A série é um dos espetáculos da temática sobrenatural e suprarealidade, como as séries Buffy the Vampire Slayer, Angel, Charmed, Supernatural e Roswell, e tem sido observado várias vezes por sua mistura de vários gêneros (como terror, fantasia e comédia).

No Brasil, Smallville ainda é transmitida pelo canal a cabo Warner Channel e pela rede de televisão aberta SBT. Em Portugal, pelo canal a cabo Fox Next e pela televisão aberta RTP2.

O elenco regular é introduzido na primeira temporada. As histórias incluia regurlamente um vilão decorrente da exposição de um poder de kryptonita. Os vilões foram um enredo de episódio desenvolvido por Gough e Millar. A primeira temporada tratou-se principalmente de Clark tentando entrar em acordo com sua origem alienígena, e a revelação de que sua chegada na Terra estava conectada com à morte dos pais de Lana Lang.

Após a primeira temporada, a série passou a utilizadar menos os vilões da semana em seus episódios, se concentrando mais em arcos de história que afetavam cada personagem e explorando as origens de Clark. Os arcos de história principais incluem a descoberta de Clark de sua herança kryptoniana. A voz desencarnada do pai biológico de Clark, Jor-El, é introduzida. Ele se comunica com Clark através de sua espaçonave, preparando um cenário para tramas envolvendo o cumprimento do destino terrestre de Clark.

Em outro arco que compreende a quarta temporada é a procura de Clark para as três pedras do poder, na instrução de Jor-El, elas contêm o conhecimento do universo e formam a Fortaleza da Solidão. Clark também enfrenta Brainiac em suas tentativas de libertar o criminoso kryptoniano General Zod. Clark deve capturar ou destruir os outros criminosos que escaparam da Zona Fantasma. A prima biológica de Clark, Kara, chega, e Lex Luthor finalmente descobre o segredo de Clark.

A oitava temporada apresenta histórias que envolvem a introdução de Davis Bloome, que é a interpretação Smallville de Doomsday, e uma mulher chamada Tess Mercer substitui Lex Luthor, que saiu da série. Justin Hartley entra como uma membro regular no papel de Oliver Queen / Arqueiro Verde, tendo sido um convidado recorrente na sexta temporada. Na nona temporada, Major Zod (Callum Blue), juntamente com outros membros do grupo militar de Zod, são revividos por Tess Mercer, embora sem os seus poderes kryptonianos. Seus esforços para obter essas competências tornam-se o conflito central do arco de história da temporada. A décima e última temporada gira em torno das tentativas de Clark para se livrar de suas dúvidas e medos, a fim de se tornar o herói que ele foi feito para ser, ao mesmo tempo, enfrentar seus maiores desafios, a vinda de Darkseid e o retorno de Lex Luthor.

Filmagens

A série foi filmada no Canadá, na cidade de Cloverdale. Algumas cenas eram filmadas em Vancouver, existe várias locações na região, inclusive a Fazenda Kent. A fazenda fica quase na divisa com os EUA. As cordenadas geograficas da fazenda são: +49° 1’ 0.09”, -122° 32’ 18.67”. Na cidade de Cloverdale, fica o Talon e um antigo cinema que se chama Clova Cinema que fica na Street, 176 em Victoria, BC, Canadá.

Próximo a Vancouver, fica o Hatley Castle onde é filmado a residência dos Luthor, já em Vancouver fica o Vancouver Technical School, que é o verdadeiro nome do Smallville High School onde Clark e seus amigos estudavam, o colégio fica na E Broadway 2600, o predio onde é filmado A LuthorCorp é a Vancouver Public Library que fica na Robson Street, 345, Marine Building é o predio que eles usam para filmar algumas imagens do Planeta Diário.

Elogios e Premiações

Ao longo de suas dez temporadas, Smallville ganhou inúmeros prêmios, que se variam de Emmys para Teen Choice Awards. Em 2002, a série ganhou um Emmy por Excelente Edição de Som para uma Série.

Quatro anos mais tarde, a série foi premiada com um Emmy por Excelente Edição de uma Série para a sua quinta temporada no episódio "Arrival". Em 2008, Smallville voltou a vencer o Emmy por Excelente Edição de Som para a sua sétima temporada no episódio "Bizarro".

Smallville foi premiada no Leo Awards em várias ocasiões.

A artista cosmética Natalie Cosco foi concedida com o prêmio de Melhor Maquiagem duas vezes, uma por seu trabalho no episódio "Scare" da quarta temporada e novamente por seu trabalho nos episódios "Hydro" e "Winter" ambos da sexta temporada.

No Leo Awards de 2006, Barry Donlevy levou para casa o prêmio de Melhor Cinematografia em uma Série Dramática pelo seu trabalho no episódio "Spirit" da quarta temporada, enquanto David Wilson ganhou o prêmio de Melhor Desenho de Produção em uma Série Dramática para o episódio "Sacred".

A sexta temporada de Smallville ganhou o Leo Awards de Melhor Série Dramática. James Marshall ganhou o prêmio de Melhor Diretor pelo episódio "Zod", Caronline Cranstoun ganhou o prêmio de Melhor Figurino por seu trabalho no episódio "Arrow", e James Philpott ganhou o prêmio de Melhor Desenho de Produção pelo episódio "Justiçe".

Em 2008, Smallville ganhou o Leo Awards de Melhor Série Dramática e Melhor Fotografia. A equipe de efeitos visuais foram reconhecidos pelo trabalho no episódio piloto ganhando prêmio de Melhores Efeitos Visuais em 2002. Eles foram posteriormente reconhecidos pela Sociedade de Efeitos Visuais recebendo um prêmio em 2004 para Excelente Composição em um programa de televisão, Vídeo, Música, ou comercial, pelo trabalho que fez para o episódio "Accelerate" da segunda temporada. Nesse mesmo ano, eles ganharam o prêmio de Excelente Pintura em um programa de televisão, Vídeo, Música ou Comercial para o episódio "Insurgence" da segunda temporada.

Em 2002, a Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores honraram o compositor Mark Snow e a banda Remy Zero, que fornecem o tema de abertura "Save Me", por suas contribuições para a série.

O prêmio é concedido a pessoas que escreveram o tema ou sublinhado para a série de televisão mais alto avaliado durante 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2001 para a sua rede. A American Society of Cinematographers deu a Davi Moxness, um prêmio para o seu trabalho feito no episódio "Arrow" da sexta temporada, e no ano seguinte eles concederam a Glen Winter o mesmo prêmio por seu trabalho no episódio "Noir".

Os membros do elenco regular ganharam prêmios por suas representações por suas atuações na série. Em 2001, Michael Rosenbaum ganhou um Prêmio Saturno de Melhor Ator Coadjuvante e Tom Welling ganhou um Teen Choice Award para Melhor Estrela Masculina, enquanto Allison Mack foi premiada como Melhor Amiga Íntima. Em 2006, Mack ganhou o prêmio, pelo segundo ano consecutivo, quando ela recebeu o prêmio em 2007 no Teen Choice Awards. No Teen Choice Awards de 2009, Tom Welling recebeu o prêmio de Melhor Ator em uma série de Ação e Aventura.

De toda forma, nunca a mitologia envolvendo o homem-de-aço mereceu um tratamento tão diferenciado. Embora os roteiros da série tenham declinado muito após a sexta temporada, Smallville terá para sempre um lugar especial no coração de todos os seus fãs.

Clique no link abaixo e veja um clipe especialmente produzido em celebração aos 10 anos da série:

Smallville - Ten Years Tribute

Crédito das Imagens: DC Comics/ Warner Bros. Brasil e Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário