domingo, 10 de abril de 2011

A Guerra dos Tronos – a nova série da HBO

Sempre gostei muito de literatura fantástica. Recentemente ganhei de presente da minha mãe, um exemplar do romance de autoria de George R.R. Martin, “A Guerra dos Tronos – Livro um de As Crônicas de Gelo e Fogo” (Texto Editores, uma editora do grupo Leya).

Não imaginava que a obra do escritor, que trabalhou dez anos em Hollywood, como roteirista e produtor de muitas séries e filmes de sucesso, é atualmente a saga de fantasia mais vendida dos últimos anos, vencedora de diversos prêmios, e agora também uma das mais importantes produções da HBO em 2011, a série “Game of Thrones”.

A data oficial de sua estreia nos Estados Unidos é 17 de abril, exatamente daqui a uma semana. A SF Reviews, publicação especializada em ficção científica e fantasia, afirma que “a guerra dos tronos é a mais importante obra de fantasia já criada desde que Bilbo encontrou o anel”. Quando George R.R. Martin começou a escrever “A Game of Thrones”, em 1991, talvez ele não imaginasse que estava criando a saga de fantasia mais importante dos últimos 50 anos, equiparada apenas à obra-prima “O Senhor dos Anéis”, de J.R.R. Tolkien.

Tendo trabalhado como roteirista das séries de TV, “Além da Imaginação” e “A Bela e a Fera”, Martin deu um tempo em sua carreira hollywoodiana para se focar em seu livro, e o resultado não podia ser mais acertado: “A Guerra dos Tronos” (como foi batizado por aqui) é simplesmente um dos melhores livros de literatura fantástica de todos os tempos – e um dos melhores que eu já li.

A história por si só é diferente da grande maioria do que já foi feito na literatura de fantasia: não há um herói lutando contra as forças do Mal, não há (muitas) criaturas fantásticas ou animais falantes, não há o grande vilão a ser destruído, e não há o “felizes para sempre” no final. Martin joga todos os clichês do gênero no ralo e concebe uma trama única, onde ninguém é confiável, ninguém está a salvo, e cada personagem é desenvolvido com perfeição ao longo da história.
Tudo começa quando Eddard “Ned” Stark, lorde de Winterfell (interpretado por Sean Bean, o Boromir de “O Senhor dos Anéis”), aceita o cargo de “Mão do Rei” oferecida por seu velho amigo, o rei Robert Baratheon (Mark Addy, de “Os Flintstones”, “Robin Hood” e “Coração de Cavaleiro”).
A Mão anterior a ele morreu sob circunstâncias misteriosas, e Ned desconfia que o próprio Robert possa estar em perigo.

A partir daí que a trama tem início, com vários personagens se enfrentando por um único motivo: o Trono de Ferro, que garante o poder sobre os Sete Reinos. É claro que cada um tem suas motivações pessoais, mas é basicamente a conquista do Trono que motiva a maioria das conspirações, intrigas, lutas e assassinatos que permeiam a história. Para garantir um maior realismo, Martin opta por saídas muito originais, especialmente na narrativa não-linear, com alguns “buracos” deixados propositalmente na história, e que são preenchidos mais à frente, em flashbacks ou citações, o que pode deixar a história um pouco confusa para o leitor menos atento.

Além disso, cada capítulo é contado sob o ponto de vista de um personagem, o que ajuda na construção impecável da personalidade de cada um (para se ter uma idéia, o autor chega ao ponto de mudar discretamente de linguagem de um capítulo para outro – note nos capítulos focados em Sansa Stark (Sophie Turner) , por exemplo, que ele usa mais palavras no diminutivo, e adjetivos como “delicado”, “embaraçoso” e “galante”).

É esse justamente, o maior mérito de Martin: criar personagens que obedecem às suas crenças, sejam elas quais forem. Alguns podem ser subaproveitados, como a Rainha Cersei Lannister (Lena Headey, de “300”, “O Exterminador do Futuro, as Crônicas de Sarah Connor) mas todos guardam características tão humanas que é impossível não se identificar, “entrar” na história, entender os motivos de cada um, chorar, sofrer, se apaixonar junto deles.

Talvez, por isso, a série da HBOGame of Thrones” seja tão aguardada. Particularmente, acredito mesmo estar prestes a assistir uma das melhores séries de TV já produzidas. Toda a dedicação e cuidados com os detalhes, bem como a preocupação com a fidelidade à obra original, mostram que As Crônicas de Gelo e Fogo ganharão vida à altura, despertando toda uma nova geração de leitores e telespectadores ao fascínio do universo criado por George R.R. Martin.

Para assistir ao vídeo promocional da nova série da HBO, clique no link abaixo:


Crédito das imagens: Divulgação HBO 

4 comentários:

  1. O livro é realmente excelente! Vamos ver mais esta adaptação da HBO. Gostei muito de Band of Brothers, The Pacific, Família Soprano e True Blood! Agora será a vez e a hora de Game of Thrones! Vamos lá, só para conferir...

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Estou curiosa para ver mais essa produção!
    Tenho certeza que será um sucesso.
    E o mais importante é que assistirei ao seu lado.
    Te amo. Beijos
    Marina

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto. Você nos instiga a ler o livro, os seguintes, assistir a série ... Você escreve com tanto entusiasmo e realidade ...

    Beijo,


    Myriam

    ResponderExcluir
  4. Paulo, adorei seu texto! Você escreve com tanto entusiasmo que instiga-nos a ler o livro, esperar os seguintes, assistir a série ...

    Beijo,


    Myriam

    ResponderExcluir