segunda-feira, 28 de maio de 2012

Homenagem para Spielberg

Nos áureos anos 80, íamos ao cinema, sobretudo, para encontrar diversão, aventura e emoção. E um dos cineastas que garantiu isso para a minha geração, foi sem dúvida alguma Steven Spielberg, com filmes como Goonies, Caçadores da Arca Perdida, ET, Contatos Imediatos e O Império do Sol. Nas histórias retratadas na telona pelo célebre realizador norte-americano, o olhar da juventude, sempre foi preservado e destacado.

Em Super 8 (2011), uma recente produção de Spielberg, com direção de J.J. Abrams, é este cinema dos anos 80, que é claramente homenageado pelo criador realizador de séries de TV como Fringe, Alias e Lost.

O Super 8 original era um sistema de filmagem sem som, mas em 1973 foi lançada a versão sonora, com pista magnética. Os cartuchos sonoros são um pouco maiores, para acomodar uma distância entre a janela da câmara, onde o filme é exposto e forma-se a imagem, e uma segunda abertura, onde uma cabeça magnética da câmara entra em contato com a pista magnética do filme e grava o som. Câmaras Super-8 sonoras, com espaço interno maior e cabeças magnéticas de gravação, eram compatíveis com cartuchos silenciosos, mas câmaras silenciosas não podiam utilizar cartuchos sonoros.

Em 1997, a Kodak parou de fabricar filmes Super-8 sonoros, alegando motivos ecológicos: a substância utilizada para colar a pista magnética na película foi considerada prejudicial ao meio ambiente. 

No filme de J. J. Abrams, uma turminha do barulho em clima de paquera se envolve em confusões que até Deus duvida com um amigo de outro mundo. Leia essa introdução com a voz do narrador dos filmes da “Sessão da tarde” antes de assistir a Super 8. É a melhor maneira de entrar no clima proposto por J.J. Abrams e Steven Spielberg no longa que estreou no Brasil, no ano passado.

Cercado de mistério desde o anúncio de sua produção, Super 8 se vendeu inicialmente como mais uma aventura de suspense e ficção científica de Abrams, produtor de filmes como Cloverfield e criador da série Lost. A sinopse divulgada meses atrás dizia apenas que a história se passava em 1979, em uma pequena cidade do subúrbio americano. Ali, um grupo de adolescentes grava um acidente de trem enquanto filmam um curta de zumbis amador. Uma criatura desconhecida é libertada no desastre e só eles têm a sua imagem.

Mas basta começar a assistir Super 8 para reparar que a sua pegada é outra. Despretensioso e divertido, ele resgata o clima dos blockbusters juvenis que Spielberg criou na década de 1980 e até hoje são cultuados.

O filme celebra ainda valores e descobertas inesquecíveis como o primeiro amor da adolescência, o sabor da aventura entre os melhores e mais leais amigos e o surgimento do inesperado. Mais que uma homenagem, também uma obra referência do bom cinema do escapismo que deve ser acompanhado sempre de pipoca e coca-cola!

Clique no link abaixo e veja o trailer do filme, já disponível em DVD e Blu-ray disc:


Super 8 é um filme de ficção científica americano de 2011 escrito e dirigido por J. J. Abrams, e estrelado por Kyle Chandler, Joel Courtney, Elle Fanning e Noah Emmerich. Foi lançado no dia 10 de junho de 2011 nos Estados Unidos e no dia 12 de agosto de 2011 no Brasil. Conta a história de um grupo de crianças que estão filmando seu próprio filme em super-8 quando um trem descarrilha, libertando uma perigosa presença na cidade.

A trama se passa no verão de 1979, quando um grupo de seis garotos, em uma cidade industrial de Ohio, chamada Lillian, testemunha uma catastrófica colisão noturna de uma caminhonete com um trem de carga. Eles registram tudo com a câmera Super-8 com a qual estavam tentando fazer um filme. Não tarda para que eles comecem a desconfiar que aquilo não foi um acidente, quando misteriosos desaparecimentos começam a acontecer e a Força Aérea tenta encobrir a verdade — algo muito mais terrível do que eles poderiam imaginar.

Abrams e Spielberg colaboraram para criar a história do filme. Inicialmente foi reportado que o filme seria uma sequência ou uma prequência de Cloverfield, produzido por Abrams. Entretanto, Abrams rapidamente respondeu dizendo, "Você deve ver o trailer, porém não tem nada a ver com Cloverfield". Foi filmado de forma tradicional, diferentemente de Cloverfield, com as filmagens ocorrendo de setembro até outubro de 2010, na cidade de Weirton, Virgínia Ocidental. O teaser trailer foi filmado separadamente, em abril do mesmo ano. O filme é o primeiro trabalho original de Abrams no cinema, tendo previamente dirigido sequências de duas famosas franquias; Mission: Impossible III (Missão Impossível 3) e Star Trek (Jornada nas Estrelas).

Super 8 foi bem recebido pela crítica especializada. No site Rotten Tomatoes o filme possui um indíce de aprovação de 82%, baseado em 243 resenhas, com uma nota média de 7,4/10. O consenso é "Pode evocar lembranças de sucessos de verão clássicos um pouco ansiosamente para alguns, porém Super 8 tem excitação, deslumbramento visual e profundidade emocional de sobra". No agregador Metacritic, o filme tem um indíce de 72/100, baseado em 41 resenhas, indicando "críticas geralmente favoráveis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário