domingo, 28 de agosto de 2011

Anime/ Mangá - Basilisk - Pergaminho Secreto dos Kouga

O que dizer de uma transposição da trama de Romeu e Julieta, eterno clássico de William Shakespeare, para o cenário do Japão Feudal, Era Keichou?

Em pleno Período Edo, Ieyasu Tokugawa, o primeiro xogum da Era Tokugawa, precisava nomear o seu sucessor. Diante da indecisão entre dois herdeiros, o poderoso líder resolveu promover um duelo de sangue entre duas famílias de ninjas, os Kouga e os Iga. Dez membros de de cada clã deveriam disputar uma implacável competição pela sobrevivência usando suas fantásticas técnicas secretas. O sucessor defendido pelo clã vitorioso iria se tornar o próximo xogum.

Entretanto, apesar do antigo ódio entre as famílias, os respectivos herdeiros, Gennosuke, de Kouga, e Oboro, de Iga, estão apaixonados... Qual será o destino deste amor?

Confira a memorável história com toques orientais acompanhando a série em anime-mangá Basilisk - O Pergaminho Secreto dos Kouga, agora também lançada no Brasil pela Panini Comics, para maiores de 18 anos (a temática e violenta e também erótico-sensual), e que também faz parte da obra de sucesso "Ninpouchou" (Pergaminhos das Técnicas Ninja), de Futaro Yamada, com arte de Masaki Segawa.

O anime

Basilisk - Kouga Ninpou Chou é um anime/mangá feito em 2005 pelo estúdio GONZO contando com 24 episódios, e o mangá com 5 volumes, sendo das categorias ação, drama e baseado em uma história de Futaro Yamada. Foi dirigida por Fumitomo Kizaki.

O anime começa no ano de 1614. Dois clãs ninjas começam a lutar entre si. Cada um defende um dos filhos do shogun Tokugawa e o clã vencedor definirá o herdeiro do Japão. Os clãs são Iga do vilarejo de Tsubagakure, e Kouga do vale de Manjidani. Cada clã conta com 10 ninjas de cada lado na disputa.

No anos de 1614, no auge do Japão Feudal, para resolver a disputa pela sucessão do Xogunato, Ieyasu Tokugawa quebra um acordo de paz feito entre os clãs rivais de Tsuba Iga e de Kouga Mangi, que era mantido há muitos anos, apesar de ainda haver ódio entre os clãs. A quebra do acordo inicia um grande derramamento de sangue entre os dois lados, que decidem resolver com base na força os anos de ódio reprimido.

A guerra ninja começa no momento em que estava para acontecer um casamento entre os futuros jovens líderes dos dois lados (Gennosuke de Kouga e Oboro de Iga) o qual firmaria a paz entre os clãs. Por esse motivo os dois enamorados são tragados por traições, armadilhas, dilemas, ódios seculares e amores reprimidos; a dualidade entre cumprir o dever para com o clã ou ignorar a guerra para viver o amor. A história é repleta de batalhas entre os dez ninjas de cada lado, cada um com uma técnica ninja sobre-humana.

Ninjas de Kouga

Danjo Kouga - Líder do clã Kouga e avô de Gennosuke. Danjo é especializado na luta com agulhas. Era o antigo amor de Ogen de Iga. No mangá, publicado no Brasil pela PANINI, Danjou revela a Ogen, pouco antes de matá-la, que suas agulhas contém um poderoso veneno, mas este detalhe não fica claro no anime.

Gennosuke Kouga - Protagonista da série juntamente com Oboro de Iga, por qual também é apaixonado. Neto de Kouga Danjo e herdeiro do clã Kouga. Possui um Doujutsu mortal aprendido de seu mestre, Muroga Hyouma. Seu Doujutsu necessita, inevitavelmente, que seus olhos possam ser abertos; a técnica consiste na hipnose de seus inimigos. É um homem de caráter firme e atitudes ponderadas; deseja a paz entre os clãs Kouga e Iga.

Hyouma Muroga - Mestre e tio de Gennosuke, é um dos guerreiros mais respeitados de Kouga. É um ninja cego, mas pode abrir os seus olhos e utilizar o mesmo Doujutsu de Gennosuke. Luta corpo-a-corpo através da agudez de seus outros quatro sentidos. Também é contra a guerra entre os clãs. Possui uma personalidade meticulosa e perspicaz, sempre calmo e constante.
Saemon Kisaragi - Domina a arte do disfarce; pode copiar a voz e a aparência de qualquer pessoa, seguindo, ainda, por interpretações convincentes de seus inimigos. Com isso pode se aproximar furtivamente de seu alvo, enganá-lo e matá-lo. Saemon também é irmão de Okoi. Embora no ínicio seja frio e indiferente a guerra ninja, logo começa a perceber qual desastrosas elas são para ambos os lados.

Okoi Kisaragi - Irmã de Saemon, sua técnica consiste em uma espécie de vampirismo. Através de qualquer parte de seu corpo Okoi pode sugar todo o sangue de seu adversário. É importante que o contato entre a pele do inimigo e a própria pele deve ser direto; quanto mais contato, menor o tempo em que o inimigo leva para morrer.
Gyoubu Kasumi - Sua técnica é, principalmente, a camuflagem, mas o faz de uma maneira curiosa; penetrando dentro de objetos, paredes e até o próprio chão. Não se utiliza de armas; usa o 'efeito surpresa' e prefere estrangular os seus adversários. No anime, nutre um imenso ódio pelos Iga por causa da morte de seu pai. Mas ainda consegue ser um dos personagens mais humanos da série.
Jubei Jimushi - Tem o dom da adivinhação e predizer a sorte das pessoas. Não possui membros superiores e inferiores; além da cabeça, possui apenas a região do tronco. Apesar de sua condição física, tem consigo um aparato que o faz se rastejar muito rapidamente. Guarda uma espada na garganta e consegue manipulá-la com a língua.

Kazamachi Shogen - Tem uma grande e maleável língua, uma corcunda protuberante e se assemelha a uma aranha. Pode excretar com imensa precisão e pressão um muco colante que anula a movimentação do inimigo. Esse muco pode formar teias, pelas quais Shogen pode caminhar em cima se usar em suas mãos um liquido por ele mesmo produzido e matar os inimigos que nela estejam presos. Shogen é sádico e gosta de brincar com o inimigo antes de matá-lo.

Jousuke Udono - Jousuke é gordo e tem o corpo praticamente feito de borracha, o que amortece e anula qualquer impacto físico. É capaz, também, de se tornar uma "bola" e rolar em alta velocidade. Tem uma personalidade lúdica e abobalhada.

Kagero - Uma mulher que possui uma terrível técnica involuntária: quando se sente sexualmente excitada libera, através dos suspiros, um veneno mortal que ceifa a vida de seu parceiro. Nutre um rancor por Oboro por causa de sua paixão para com Gennosuke.

Ninjas de Iga

Ogen Iga - Líder do clã Iga e avó de Oboro. Talvez não tenha nenhuma técnica em especial; ao contrário do que muitos pensam, controlar um falcão não é uma habilidade exclusiva de Ogen, mas sim de qualquer ninja experiente; de igual forma atirar shurikens é técnica comum dos ninjas. Ogen e Danjo já tiveram um antigo amor que, apesar dos pesares, parece não ter acabado.
Oboro Iga - Protagonista juntamente com Gennosuke, por qual nutre intenso amor. Neta de Ogen e herdeira do clã Iga, Oboro nasceu com o olhar desarmante, que pode anular qualquer técnica ninja, desde que o seu olhar esteja fixado sobre a pessoa.Possui uma grande beleza e é extremamente sensual.

Tenzen Yakushiji - 'Guerreiro líder' de Iga e, aparentemente, mestre dos demais guerreiros. Possui uma "técnica" (no mangá, seu irmão gêmeo siamês; no anime, o espírito de sua mãe) que o impossibilita de morrer, salvos casos de decapitação e carbonização. Apesar de não parecer, é mais velho que Ogen. Tenzen é o mais interessado na guerra entre Kouga e Iga; nutre um ódio mortal por Kouga e age sem escrúpulos. Considerado pelos fãs um dos personagens mais odiados do anime, Tenzen conserva o hábito nojento de molestar mulheres.

Mino Nenki - Sua arma é um bastão de madeira, mas sua técnica real é controlar o próprio cabelo, utilizando-o como se fosse os seus próprios braços. Com essa técnica pode interceptar shurikens atiradas contra ele, atirá-las de volta e ainda utilizar seus cabelos para escalar árvores e manipular qualquer objeto.
Azuki Rousai - Um velho baixinho que possui uma cabeça enorme. Sua técnica é o poder de esticar os membros do corpo, assim atacando o inimigo em distâncias consideráveis.
Yashamaru - O primeiro guerreiro a atacar no anime. Yashamaru é enamorado de Hotarubi. Tem uma técnica mortal; os "Laços Negros", que são fios de cabelo de moças virgens banhados com um óleo animal secreto. Através desses fios pode cortar uma katana em vários pedaços, romper paredes de concreto e, obviamente, picotar um adversário.

Hotarubi - Uma jovem moça namorada de Yashamaru. Controla uma boana (coletivo de borboletas) bela e luminosa que usa para distrair o inimigo. Além disso manipula uma cobra venenosa de estimação; esconde-a dentro do quimono para um ataque surpresa e mortal.

Jingoro Amayo - Um velho de baixa estatura e pele acinzentada. Sua técnica não é necessariamente mortal; Jingoro tem o seu corpo desidratado quando entra em contato com o sal (semelhante a uma lesma), mas não morre e nem perde a sua mobilidade total a não ser que permaneça por muito tempo de tal forma ou então use o sal em grandes excessos. Com isso seu corpo fica pequeno, maleável e disforme, podendo, então, se esconder em pequenas frestas. Ao entrar em contato com a água doce o seu corpo retoma a forma original.

Akeginu - Uma bela jovem apaixonada por Koshiro. Sua técnica é fazer com que o próprio sangue evapore de seu corpo através dos poros da pele, assim pode interromper a visão do oponente, como uma densa névoa que impede uma pessoa de enxergar. Nota-se que seu quimono é vermelho muito provavelmente pelo princípio da camuflagem, em que Akeginu fica da cor do próprio sangue enquanto ataca sorrateiramente o inimigo.

Chikuma Koshiro - Carrega duas "Kama" (pequenas foices) e as utiliza como bumerangues com alto poder cortante. Pode criar "vácuos mortais" utilizando o próprio ar como uma coluna perfurante de elevadíssimo poder. Nutre um amor por Oboro que não se sabe se é fraternal ou conjugal; caso seja este último, ainda assim, parece não desprezar Akeginu. No anime, é também um excelente escultor de madeira.
Imagens: Divulgação Panini Comics/ Planet Manga/ Youtube

Clique no link abaixo e assista a abertura do anime Basilisk, com a música tema cantada em japonês e legenda em espanhol:


domingo, 21 de agosto de 2011

Secretariat - Uma História Impossível

Não é inteligente lamentar em função daquilo que poderíamos ter nos tornado, mas que não vingamos. E também não é minha pretensão fazer isso, aqui no blog TV tudo isso. Mas, não deixa de ser curioso...

Na metade dos anos 80, mais precisamente em 1985, eu deixava o Colégio "Dante Alighieri" e corria atrás do sonho de me tornar um bom jornalista. Ingressei na FIAM - Faculdades Integradas Alcântara Machado, em 1986, e no ano seguinte, 1987, graças ao meu grande amigo Raul Silveira Bueno Júnior, e também ao então gerente de comunicação e marketing do Jockey Club de São Paulo, Edmilson Gomes Cardial, hoje poderoso empresário de publicações corporativas e proprietário da Editora Segmento, obtive a oportunidade de trabalhar por uns tempos, junto ao fantástico mundo do turfe e das corridas de cavalo.

Edmilson, excelente jornalista e homem de marketing, fora também forjado profissionalmente, na maior instituição do turfe brasileiro e se encarregava de formar uma nova geração de jornalistas especializados na cobertura do cotidiano dos bastidores das corridas de cavalo. Foi lá, que durante o breve período de dois anos, ajudei a produzir o boletim dos associados do clube: "O Jockey", e as revistas "Corridas em Cidade Jardim" e "Turfe e Fomento". Meu editor-chefe, na época, era o também brilhante jornalista, especializado em turfe, Maurício Ielo, infelizmente, já falecido.

Infelizmente também, não vim a vingar como jornalista especializado em turfe, mas me recordo com muito contentamento, dos dias em que convivi com os trabalhadores da Vila Hípica e do Ambulatório Veterinário de Cidade Jardim. Foi um aprendizado único de um universo totalmente próprio e diferenciado.

Por isso, foi emocionante assistir ao filme da Disney, Secretariat, recentemente lançado em DVD e Blu-ray.

Maurício, que Deus o tenha sempre forte e determinado, onde estiver... Lembrei com saudades da sua emoção, sua vibração maior com as corridas, as estatísticas e as possibilidades de vitórias dos quartos de milha e dos PSI , porque foi de você, com certeza, que pela primeira vez, ouvi o nome deste fantástico cavalo. Espero que estejam bem, tanto você, quanto o também saudoso Del Rio, que nos maravilhava com incríveis narrativas das corridas e dos cavalos de outros dias.

O filme, me fez relembrar aqueles bons tempos que não voltam mais e também a emoção que senti, ao acompanhar na época, um dos maiores páreos patrocinados disputados no Hipódromo Paulistano, a Trump Cup, vencida pelo cavalo Ken Graf, de Natalie Aun Nahas, filha do sempre polêmico empresário Naji Nahas, proprietário na época do Haras Inshalla.

Secretariat é um filme americano da Walt Disney Pictures estreado nos cinemas em 2010 e em DVD e blu-ray em 2011. Com um texto de Mike Rich, dirigido por Randall Wallace, é estrelado pela belíssima atriz Diane Lane, interpretando a proprietária de SecretariatPenny Chenery. A produção conta de modo biográfico a historia do thoroughbred triplice coroado Secretariat.

Secretariat (nascido em 3 de marco de 1970 e falecido em 4 de outubro de 1989) foi o legendário tríplice coroado do turfe norte-americano, após 25 anos sem algum cavalo obter tal título. Em 1973, após vencer o Kentucky Derby, venceu também o Preakness Stakes e o Belmont Stakes em marcas de tempo que são recordes mundiais até hoje. A última prova da Tríplice Coroa foi vencida por 31 corpos (1 corpo=comprimento de um cavalo) de vantagem.

Era de pelagem alazã, filho de Bold Ruler, um neto de Nearco, nascido no The Meadow Stables em Caroline County, Virginia.

O Filme

A Disney apresenta uma surpreendente história real cheia de esperança, emoção e coragem. Diane Lane e John Malkovich lideram um elenco célebre neste filme inspirador dos mesmos produtores de Invencível e Desafio do Destino.

Por trás de toda lenda, há um sonho impossível. Seja testemunha da jornada espetacular de Secretariat, um cavalo incrível, e a história comovente de sua proprietária, uma dona-de-casa que arriscou tudo para fazer dele um campeão.

Recheado de bonus especiais (tanto na versão em DVD quanto na blu-ray), Secretariat - Uma História Impossível é entretenimento para toda a família!

Para assistir ao trailer do filme, clique no link abaixo:

Secretariat Disney Trailer HD Legendado

Imagens: Divulgação Buena Vista Produções Brasil e Youtube.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O Turista - Um suspense pra lá de sofisticado!

Alfred Hitchcock é o mestre do cinema de suspense. Absolutamente insuperável por vários aspectos. Equilibrava com maestria o seu lado diretor e o seu lado produtor. Tanto na escolha dos atores e atrizes protagonistas de uma trama, quanto na análise sempre competente de quais roteiros ou adaptações, acabariam se tornando realmente grandes produções.

Ninguém era tão preocupado com a criação da ambientação correta quanto ele.

Pois bem, dito isso, vamos começar a falar de O Turista, recentemente lançado em DVD aqui no Brasil, pela Sony Pictures Home Enternainment e que tem em seu elenco, a belíssima Angelina Jolie e o sempre extremamente talentoso Johnny Deep, ao lado de outros grandes intérpretes como Paul Bettany, Timothy Dalton e Steven Berkoff.

O filme, um suspense brilhantemente dirigido por Florian Henckel Von Donnersmarck, resgata o ritmo de narrativa próprio dos grandes clássicos do mestre Hitchcock (Um Corpo que cai, Janela Indiscreta, Ladrão de Casaca, etc) em uma trama agradável e bem humorada em que a dupla Jolie e Depp, demonstra ótima versatilidade e uma química de envolvimento bem convincente.

O enredo, baseado num curioso esquema de expectativas e revelações não se perde tentando ser provinciano demais ou cosmopolita. A atmosfera criada sempre com muita elegância, bom humor, sofisticação e glamour, não é exagerada e conduz o expectador numa curiosa viagem de Paris (França) até Veneza, na Itália.

O Turista teve 3 indicações ao Globo de Ouro deste ano: Melhor FilmeMelhor Ator e Melhor Atriz.

"Uma fuga sensual e exuberante" - Segundo o CBS Dallas

Frank (Johnny Depp), um americano de boas maneiras, de férias em Veneza, fica amigo de Elise (Angelina Jolie), uma mulher incrivelmente linda, com um segredo misterioso. Logo, o flerte romântico e divertido deles se torna uma rede complicada e perigosa, enquanto eles são perseguidos pela Scotland Yard, pela Interpol, pela Polícia Italiana e por atiradores russos, neste thriller de ação internacional cheio de suspense. O romance entre os protagonistas se desenvolve rapidamente na medida que ambos se envolvem num jogo mortal como gato e rato.

Crédito de Imagens: Youtube e Divulgação da Sony Pictures Home Entertainment

Clique no link abaixo e assista ao trailer do filme:

O Turista | Trailer Legendado

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Retrô-TV - Todos os fantásticos Ultramens!

São tantos descaminhos e frustrações possíveis nas vidas de todos nós, depois que deixamos a infância e a adolescência, que é um interessante exercício de busca de maturidade observar os heróis dos nossos primeiros anos enquanto telespectadores das séries de TV. E a simplicidade de mensagem que havia nas aventuras deles.

Quando afirmo isso, desta vez, estou focando em meus heróis japoneses, National Kid e obviamente Ultraman, mais tarde também repaginado como Ultraseven.

Hayata e Dan Moroboshi são os seus principais alter-egos, mas mais tarde, já nos anos oitenta e noventa, celebrei também uma das mais conhecidas releituras dos Ultra-brothers, como também são conhecidas todas as versões do herói gigante, destruidor de monstros que querem dizimar os humanos e destruir o planeta Terra: o Ultraman Tiga (Daigo).



Enquanto criança era fascinante acompanhar a tragetória destes fantásticos heróis que enfrentavam terríveis e assustadores monstros. Verdadeiras encarnações do mal, que eram totalmente aniquilados no final de cada um dos episódios.

As terríveis criaturas perversas atacavam e destruíam prédios, edifícios e instalações do Japão e de todo o mundo. As forças da Terra, reunidas em organizações científicas e de combate, ultra-organizadas e desenvolvidas como a Patrulha Científica, o GAM, Esquadrão Ultra, Guts, Superguts, Guys, etc; nunca eram páreo para as devastadoras forças malignas dos monstros.


Para nós, crianças telespectadoras da época, o suspense e a dramaticidade das aventuras dos seriados japoneses, acrescidos até com algum humor, faziam valer a pena, cada segundo de exibição. Mesmo a tosquice dos efeitos visuais e especiais utilizados nos anos sessenta principalmente, não abalavam a atmosfera de fascínio criada em nossas mentes. Mais tarde, principalmente nas versões criadas nos anos oitenta e noventa, com a utilização de recursos de CGI e computação gráfica, os efeitos especiais melhoraram bastante.

Ultraman foi produzido pela Tsuburaya Produções, que nos anos sessenta esteve envolvida diretamente na produção de filmes do eterno Godzila.

Primeira Produção

Ultraman (Urutoraman) é uma série japonesa de tokusatsu que estreou em 1966. Foi o segundo seriado de TV exibido em cores na televisão japonesa. O sucesso de Ultraman foi tão grande que gerou uma franquia de séries e filmes que dura até hoje.

No Brasil foi televisionada nos anos 60 e 80 pelas TV Tupi, Rede Bandeirantes, TV Record, TV Manchete e TVS. Nos anos 80, o SBT. Na Tupi, foi exibida durante anos dentro do programa "Clube do Capitão Aza" sendo uma das principais atrações.

Em 1975 foi lançada a série "Regresso de Ultraman" que contava a estória do seu alter-ego Hideki Go. Foi por essa época que o público brasileiro começou a confundir essa série com a do primeiro Ultraman. Ela alternava horário com o Ultraman de Hideki Goh, fazendo confusão com os telespectadores com o de Hayata dando a entender que se tratava do mesmo herói, o que não era verdade.

Com o fechamento da Tupi, em 1981 a série voltou a ser exibida pela TVS e repetiu o sucesso. Por fim, sua última exibição data de 1986 sendo uma das atrações do programa de jogos eletrônicos "TV POW" exibido nessa emissora e apresentado por Sérgio MalandroMara Maravilha e Charles Myara entre muitos outros.

Em 1996 é lançada em Home Vídeo (em parte pois, só foram lançadas 12 fitas) pela RESERVA/ Intermovies e nesse mesmo ano foi reprisada pela Rede Manchete com nova dublagem, mas exibida por pouco tempo. Depois em 2002, passou a ser exibido na CNT. Atualmente é exibida pela Ulbra TV de Porto Alegre e a Rede Brasil de TV de São Paulo.

Quase todos os filmes podem ser encontrados em DVD, nas boas lojas do ramo e no bairro da Liberdade em São Paulo.

A origem de Ultraman e as muitas versões desenvolvidas

Ao perseguir o monstro Bemlar, um alienígena vindo da Galáxia M-78 a bordo de uma cúpula vermelha acabou se chocando com a nave do oficial Hayata da Patrulha Científica S.I.A. Hayata acabou não agüentando e morreu e para reparar o erro, o misterioso alienínena penetra em sua energia vital lhe trazendo de volta a vida, lhe entregando uma cápsula Beta.

Os feitos do Alien lhe deram poderes incríveis e agora Hayata pode se transformar em Ultraman para defender a Terra de qualquer ameaça.E assim Hayata vai derrotando diversos monstros e outros invasores e sempre mantem sua identidade secreta em sigilo. Em diversar batalhas, Ultraman acaba se deparando com os Baltans, aliens poderosos que queriam dominar a Terra e voltariam a atacala diversas vezes.

Uma vez enfrentou Zarabu, um misterioso ser que queria dominar a Terra e colocar Ultraman contra a população. Para seu plano funcionar, ele escraviza astronautas que estavam a bordo de um foguete e aprisiona Hayata, se transformando em um falso Ultraman. Depois de tentar muito, Hayata consegue se libertar se transformando em Ultraman para enfrentar Zarabu. Entre essa e muitas batalha de destaque, Hayata consgue ser um herói e ter uma vida normal junto com seus amigos da SIA. Entre eles: o Capitão Muramatsu, Arashi, Ide e Akiko. Apesar disso, ele sempre tem uma restrição com todos e nada se sabe sobre sua vida pessoal.

Por fim, um ser chamado Zeton invade a Terra com um plano para exterminar Ultraman que acaba sendo derrotado e morto por Zeton. Com uma arma da Patrulha Científica, Zeton é destruído. Do nada surge Zoffy, um outro ser que aparece para resgatar Ultraman e levá-lo de volta a M-78 assim se separando de Hayata (Fato que nunca foi muito bem explicado até hoje, já que todos sabíamos que era a energia de Ultraman que mantinha Hayata vivo).

Hayata voltou a aparecer se transformando em Ultraman como convidado nas séries O Regresso de Ultraman (1971), Ultraman Taro (1973) e Ultraman Mebius (2007), na década de noventa, Ultraman também foi fez uma ponta num dos capítulos finais de Ultraman Tiga. No cinema, Hayata apareceu nos longa-metragens Ultraman Mebius & Ultraman Brothers (2006), Dai Kessen e Chou Ultra Hachi Kyodai (2008).

De toda forma, meu sincero muito obrigado a todos os fantásticos Ultramens, que alegraram a minha infância, nas manhãs e tardes da TV brasileira!

Crédito das Imagens: Divulgação Tsuburaya Filmes

Clique no link abaixo e assista a um dos grandes momentos do Ultraman: o encontro de duas gerações do herói, Ultraman Tiga e o Ultraman Hayata original de 1966:

Ultraman Tiga encontra Ultraman