domingo, 27 de março de 2011

Retrô-TV - Terra de Gigantes

Richard Matheson sempre foi para mim, um dos melhores escritores de ficção científica. Autor de célebres romances como "Amor além da vida", "Eu sou a Lenda" e o clássico e sempre amedontrador "O Incrível Homem que Encolheu". Todos eles, aliás, transformados em filmes com muita ação, mistério e suspense. Foi baseado no último livro citado que o produtor norte-americano Irwin Allen produziu a série "Terra de Gigantes". Nela, o avião-orbital Spindrift sofre a ação de uma espécie de tempestade iônica que teria aberto uma fenda interdimensional e vai parar num planeta em tudo semelhante a Terra, só que habitado por uma raça de fantásticos e altamente desenvolvidos gigantes.

Land of the Giants (conhecido como Terra de Gigantes na versão traduzida) é uma série de televisão criada por Irwin Allen (Master of Disaster) nos anos 60.

A série mostrava uma tripulação do Spindrift, que durante uma viagem de Los Angeles até Londres, entra numa dobra espacial e cai num planeta onde todos são gigantes. Este planeta é controlado por um Estado totalitário, tendo uma polícia à la KGB (soviética), controlando tudo e todos. O nome da polícia era SID (Special Investigation Department), cujo integrante era o sádico inspetor Kobik.

A tripulação, chamada pelos gigantes de "pequeninos", passa por diversas dificuldades, quando ocasionalmente um deles é pego por algum gigante. Eles criam alguns utensílios artesanais e muitas ferramentas, usando barbantes como cordas, pregadeiras ou clips como ganchos. Constantemente defrontam-se com os animais gigantes, principalmente gatos, aves e insetos.

Elenco

Gary Conway .... Capitão Steve Burton
Don Marshall .... Dan Erickson
Don Matheson .... Mark Wilson
Kurt Kasznar .... Alexander Fitzhugh
Stefan Arngrim .... Barry Lockridge
Deanna Lund .... Valerie Scott
Heather Young .... Betty Hamilton
Kevin Hagen .... Inspetor Kobick

Emissora original: CBS
Emissora no Brasil: TV Tupi, Rede Globo e TV Record
Ano de Produção: de 1968 a 1970 (51 episódios)
Em cores
Produtoras: 20th Century Fox Television e Irwin Allen Productions

Depois de produzir três séries de sucesso (Viagem ao Fundo do Mar, O Tunel do Tempo e Perdidos no Espaço), Irwin Allen começou a trabalhar naquele que considerava seu projeto mais ousado, a série Terra de Gigantes. A história desta série lembra também muitas outras séries e filmes como As Viagens de Gulliver (Gulliver´s Travels) e A Ilha dos Birutas (Gilligan´s Island - 1964-1967).

Com um orçamento monstruoso para a época: 250 mil dólares por episódio, Allen produziu diversos e enormes cenários, objetos imensos, nave espacial e o uso de muitos outros artifícios para causar o efeito visual desejado. Alguns objetos deve ter custado uma fortuna, como por exemplo a criação de uma gigantesca mão que abraça alguns personagens quando capturados.

Além do custo, esta série também exigiu atores em perfeitas condições físicas, usando dubles somente para determinadas cenas consideradas muito arriscadas e perigosas. Muitas cenas exigiram dos atores grande esforço, além de enfrentarem um ou outro perigo relativamente pequenos e arranhões, pois tinham de subir usando ou descer utilizando enormes fios de telefones, transpor grandes objetos e coisas similares.

O seriado acabou se tornando outro grande sucesso de Allen, em parte graças a sua cenografia bem elaborada e o clima bizarro do seriado, mostrando um planeta de gigantes que era muito parecido com a Terra em alguns aspectos e diferente em outros. 

Terra de Gigantes mostrou, em alguns de seus episódios, uma veia crítica que não se viu nas séries anteriores de Allen. Nos episódios "Os Guerrilheiros e "A Perseguição", vemos uma clara alusão ao movimentos políticos armados que procuravam lutar contra regimes repressivos.

Em "Lavagem Cerebral" são mostrados os métodos de tortura e o modus operandi de muitas ditaduras terceiro mundistas ou do antigo bloco comunista. Vendo esse episódio, fica claro que a censura brasileira da época do AI-5, "cochilou", quando Terra de Gigantes chegou ao Brasil, no começo dos anos 70.

Apesar de ser um programa de censura livre da época, Terra de Gigantes trazia em seu elenco, a belíssima Deanna Lund, responsável por garantir as tramas e enredos dos episódios sempre perturbadores, o charme e a sensualidade de uma das mais bonitas atrizes da Hollywood televisiva da época.

Crédito das Imagens: Fox Filmes do Brasil

Clique no link abaixo e veja novamente a abertura desta fantástica série:

Land of Giants - Abertura da 2ª Temporada

domingo, 20 de março de 2011

Retrô-TV - Perdidos no Espaço (Lost in Space)

Quem cresceu nos anos sessenta sofreu diretamente os efeitos da Corrida Espacial entre russos e norte-americanos. Já contei que fui criança neste período, já que nasci em 1963. Nas noites do domingo, o programa de TV que eu mais gostava, era Perdidos no Espaço (Lost in Space), outra fantástica criação de Irwin Allen.

O seriado, produzido entre 1965 e 1968, contava as aventuras da família Robinson no espaço, a bordo da nave Júpiter 2, juntamente com o Robô, modelo B9 e o Dr. Zachary Smith (Jonathan Harris).

No ano 1997, a Terra sofre com sua superpopulação. O Professor John Robinson (Guy Williams), sua esposa Maureen (June Lockhart), as suas crianças (Judy, Penny e Will) e o Major Don West (Mark Goddard) são seleccionados para viajar até um planeta do sistema Alpha Centauri a fim de estabelecer uma colônia da Terra para que outras pessoas possam viver lá.

Eles esperam ir para lá, a bordo de uma espaçonave do Professor john Robinson da concepção, baptizada de Júpiter 2. No entanto, o doutor Zachary Smith, um agente de um governo inimigo (tudo indica que são os russos), é enviado para sabotar a missão. Ele acaba sendo bem sucedido na reprogramação da espaçonave e do robô, mas no processo fica aprisionado da nave, e em função do seu excesso de peso, o veículo e todos a bordo, tornam -se irremediavelmente perdidos. Começa então uma luta pela sobrevivência, com a tripulação tentando encontrar o caminho de volta para casa.

O seriado, produzido pela CBS e que tinha como criador e produtor executivo Irwin Allen, foi ao ar pela primeira vez nos EUA em setembro de 1965, e permaneceu no ar até março de 1968.

A série teve o episódio piloto mais caro da história da televisão, naquela época, e que nunca foi ao ar (cenas do episódio piloto foram reaproveitadas nos primeiros cinco episódios da série). Segundo rumores da época, caso a série não fosse um sucesso, a CBS poderia quebrar pelo dinheiro gasto na produção.

Irwin Allen foi um produtor de televisão muito bem sucedido, que emplacou outros sucessos tais como "Terra de Gigantes", "O Túnel do Tempo" e "Viagem ao Fundo do Mar". No entanto, Perdidos no Espaço foi, sem dúvida, seu maior sucesso. Allen aproveitou ainda na sua série elementos do clássico de 1956, Forbidden Planet (O Planeta Proibido), tais como o formato de disco da nave Jupiter 2; e o robô serviçal humanóide, que no filme era chamado de Robby.

Jonathan Harris (que interpreta o doutor Smith) foi contratado por último para participar da série, e por isto aparece nos créditos como "participação especial" (termo usado na televisão pela primeira vez no seriado). Apesar de ter sido o último personagem a ser incluído na idéia da série (no episódio piloto não há Dr. Smith nem o Robô), ele acaba sendo o centro da trama.

Perdidos no Espaço teve 3 temporadas produzidas. A 1ª temporada foi produzida em preto-e-branco. Na 2ª temporada a série ganha cores, mas perde bastante em qualidade, deixando de lado o foco na ficção científica, e adotando um tom mais de comédia. Na 3ª e última temporada, esse tom de comédia se acentua ainda mais. Pouco antes de se começar a produção da 4ª temporada, a série é cancelada, mesmo apesar de alguns roteiros já estarem escritos e de algumas cenas já terem sido gravadas.



O tema musical do seriado ficou a cargo de John Williams, mais tarde consagrado como compositor  de sucessos do cinema, como Guerra nas Estrelas, Tubarão e Caçadores da Arca Perdida, entre muitos outros. E muito bem reaproveitado no filme homônimo de 1998.

No Brasil, a série estreou em 4 de dezembro de 1966, nas tardes de domingo da TV Record, então transmitida apenas para São Paulo, "coladinha" no programa Jovem Guarda.

Em 1970, Perdidos passou a ser exibida na Rede Globo, onde ficou até 1978, quando passou para a TV Tupi. Com a extinção da emissora, em 1980, os direitos foram adquiridos pela Rede Bandeirantes, que exibiu a série esporadicamente durante a década de 1980.

Em 1988, a TV Gazeta, então com programação dirigida ao público jovem da época, com programas como TV Mix e Clip Trip, compra Perdidos e enfim - graças a protestos de fãs - volta a exibir a primeira temporada da série, produzida em preto e branco e ignorada pelas emissoras anteriores desde que as cores foram instituídas na televisão brasileira, em 1972.

Na televisão a cabo, foi ao ar nos canais Fox durante a década de 90 e FX entre 2003 e 2007.

O resultado de tantas exibições em várias épocas é que o seriado Perdidos no Espaço, apesar de hoje ser considerado totalmente retrô, ainda hoje faz a cabeça de muitos fãs espalhados pelo mundo. Clique no link abaixo e veja uma das homenagens encontradas no youtube e que reflete bem a paixão de tantos aficcionados:

Lost in Space - The Return (2008)


Crédito das Imagens: Fox Filmes do Brasil

sábado, 19 de março de 2011

Retrô-TV – Viagem ao Fundo do Mar

Fui criança nos anos sessenta e por isso agradeço de coração ao produtor de TV norte-americano Irwin Allen por muita diversão na telinha. Vamos então, a uma breve restrospectiva...

Uma de suas séries de ficção científica, mais curiosa, era Viagem ao Fundo do Mar. Foram 110 episódios em 4 temporadas, de 1964 a 1968.

As histórias mostram as explorações marinhas do Seaview, um submarino nuclear operado pelo Almirante Nelson (Richard Basehart) e pelo comandante Capitão Lee Crane (David Hedison). O Seaview é o primeiro submarino nuclear privado . Junto deles estavam o primeiro-imediato, Chip Morton (Robert Dowdell), o chefe-de-armas, Chefe Sharkey (Terry Becker) e evidentemente, o marujo Kowalski (Del Monroe).

Eles percorrem os oceanos em missões de estudo a serviço do Instituto Nelson de Pesquisas Marinhas. Repleta de aventuras e histórias fantásticas, Viagem ao Fundo do Mar, se tornou um clássico e sempre esteve mais ligada aos fatos científicos do que a ficção. Ainda hoje, a série se mostra relevante, uma vez que aborda temas como ameaça nuclear, poluição, roubo e comércio ilegal de novas tecnologias.
A primeira temporada foi produzida em preto e branco e as histórias são mais científicas e dramáticas, abordando temas de espionagem, sabotagem e thrillers psicológicos. Pressionado para aumentar os índices de audiência, Irwin Allen modificou o estilo dos episódios a partir da segunda temporada.

Houve a inclusão de cores e as histórias passaram a ser mais fantasiosas, apresentando uma enorme variedade de monstros de todos os tipos, das profundezas desconhecidas dos oceanos à imensidão do infinito e o inexplorado espaço sideral, além de fantasmas, assombrações e alienígenas hostis. Foi acrescentado também uma nave futurista (a série é ambientada num futuro próximo à sua época de produção, algo em torno de 1980, o que curiosamente já é um passado distante para nós) chamada de "Sub-Voador", responsável pelas missões que necessitavam de maior flexibilidade nas ações, já que era um veículo pequeno que voava e navegava sob as águas, sempre com a mesma performance.

Viagem ao Fundo do Mar é muito lembrado pelos fãs por seus episódios recheados de situações que beiram o absurdo, com roteiros simplistas, introduzindo sempre uma imensa diversidade de monstros, alienígenas e cientistas loucos, em histórias super-divertidas com efeitos especiais toscos, se comparados aos de hoje, quase sempre produzidos com tecnologia CGI. Ou seja, um tipo de histórias, que apesar de tudo, prendem a atenção e proporcionam o mais puro entretenimento, despertando um saudoso sentimento de nostalgia.

Muito curioso saber também que as cenas de turbulência submarina, em que o Seaview balançava de um lado para outro e a tribulação era jogada de bombordo para estibordo, eram comandadas pelo próprio Irwin Allen, com o auxílio de um balde de ferro e de um porrete em suas mãos. Tudo para a marcação do tempo certo... E a câmera era rodada, da esquerda para a direita... Um efeito especial, daqueles tempos, e que funcionava perfeitamente bem!

Título Original: Voyage to the Bottom of the SeaTítulo Brasileiro: Viagem ao Fundo do Mar/ Produção: 1964/68 (EUA) P&B e em cores
Elenco Principal: Richard Basehart, David Hedison, Robert Dowdell, Terry Becker, Del Monroe

Clique nos links abaixo e relembre como funcionava o Sub-Voador, o Seaview e quem eram o Almirante Nelson e a sua tripulação!

Voyage to the Bottom of the Sea Flying Sub Claw and More!

A Tribute to Voyage to the Bottom of the Sea

Crédito das imagens: Fox Filmes do Brasil

domingo, 13 de março de 2011

Fringe - Rompendo as fronteiras da imaginação

"Teletransporte, controle da mente, invisibilidade, projeção astral, mutação, reanimação... Todos os fenômenos que existem nas fronteiras da ciência liberam seus estranhos poderes em Fringe (na tradução para o portugues, Fronteiras), mais uma instigante e provocativa série, criada por J.J. Abrams (confesso que sou mesmo fã do cara), o produtor de Jornada nas Estrelas, o filme novo; Lost e Alias; Roberto Orci e Alex Kurtzman (Jornada nas Estrelas, o filme novo e Transformers).

Os roteiros, brilhantemente desenvolvidos, combinam da dedicação da polícia investigativa e processual com o deslumbramento frente o desconhecido.

A história reúne três personagens com muito pouco em comum: uma jovem, bela e determinada agente do FBI, Olivia Dunham (Anna Torv), um brilhante cientista (quase louco) que passou os últimos 17 anos de sua vida em uma instituição mental, Walter Bishop (John Noble, de O Senhor dos Anéis) e seu divertido e malandro filho, Peter Bishop (Joshua Jackson, de Dawson's Creek), um rapaz com QI acima de 190. Juntos, eles investigam uma série de casos com mortes bizarras e desastres conhecidos como "o padrão".

Os três suspeitam que alguém está usando o mundo como um grande laboratório em suas próprias experimentações. E muitas das pistas os conduzem à Massive Dynamic, uma misteriosa corporação global que pode ser bem mais poderosa do que muitas nações.

"Inteligência e estilo entram em cena expandindo as fronteiras das séries convencionais" afirma a crítica de televisão norte-americana, Alessandra Stanley, do The New York Times.

Fringe - A Grande Conspiração, ousa partir exatamente do ponto de onde outra famosa série de mistério e investigações parou: Arquivos X!

Por todas as partes do planeta, uma série de acontecimentos chamados de "O Padrão" (como, por exemplo, um bebê que é concebido, parido e morto de causas naturais em questão de horas) que tem razões e origens desconhecidas. Olivia, Peter e o Dr. Walter investigam esses eventos. A Massive Dinamic, uma megacorporação, está conectada com os casos. Seu inimigo é ZFT (Zerstörung durch Fortschritte der Technologie), uma organização bioterrorista que está por trás de todos os estranhos acontecimentos, a fim de se preparar para uma guerra tecnológica destrutiva. No meio do enredo, foi desenvolvida uma droga, chamada Cortexiphan, que foi desenvolvido por Walter e seu parceiro, William Bell (fundador e CEO da Massive Dynamic, vivido pelo ator Leonard Nimoy), com a qual Olivia e várias outras crianças foram tratadas. A primeira temporada se encerra com o encontro de Olivia e William Bell em um universo paralelo, onde, entre outras diferenças, o World Trade Center não foi destruído pelos ataques de 11 de setembro de 2001.

Fringe está em sua terceira temporada nos Estados Unidos. Suas duas primeiras temporadas já foram lançadas em DVD aqui no Brasil.

Clique no link abaixo e confira o trailer da série:

Fringe - Trailer 1

Crédito das Imagens: Divulgação Warner Bros. Brasil

sábado, 12 de março de 2011

Alias - Muito mais que uma Missão Impossível!

Existem muitas séries de ação de sucesso. Mas, quando o assunto é espionagem e depois do conceito veiculado em Missão Impossível nos anos sessenta e setenta - a ação de grupos secretos, paramilitares, envolvidos nas sempre pra-lá de desconhecidas "black-ops" - Alias, passou a ser referência e sinal de inovação.

Primeiro, porque a principal protagonista é uma mulher, uma agente dupla envolvida com missões secretas e complicadíssimas da CIA e de uma célula ultra-secreta, conhecida apenas como "SD6", especializada em ações de contra-espionagem, terrorismo, sabotagens e até extorsões. Na esteira da sempre clássica espiã, Mata Hari* (*ver nota, no final do texto), a agente Sydney Bristow (Jennifer Garner), é recrutada ainda na universidade e acaba trabalhando para os vilões da história, enquanto pensava servir aos mocinhos.

Abusando de um guarda-roupa e outros recursos verdadeiramente "camaleônicos", a atriz, que é vencedora do Globo de Ouro, interpreta uma garota que parece ser normal, mas que na verdade, tem uma vida secreta como espiã da CIA (no que ela acaba acreditando erroneamente).

Sua missão é combater o mal, mas na realidade, seu mundo vira de cabeça para baixo quando descobre que pode estar trabalhando diretamente para o seu pior inimigo. De uma hora para outra, Sydney Bristow passa a questionar a lealdade de qualquer pessoa, desde a família até os seus amigos mais próximos.

A série criada por J.J. Abrams de Lost, foi distribuída no Brasil pela Buena Vista e possui 5 temporadas lançadas em DVD e exibidas pelo SBT e pela AXN. As missões secretas acontecem praticamente em todos os lugares exóticos da Terra e para auxiliá-la na realização delas, Sydney Bristow conta com armas e equipamentos dos mais modernos, tecnologicamente falando. No elenco fixo e alternado, participam também nomes como Joel Grey, Quentin Tarantino e a brasileira Sonia Braga.

Elenco:

Michael Vartan como Michael Vaughn
Victor Garber como Jack Bristow
Lena Olin como Irina Derevko/Laura Bristow                     
Ron Rifkin como Arvin Sloane
Bradley Cooper como Will Tippin                                              
Carl Lumbly como Marcus Dixon
Kevin Weisman como Marshall Flinkman
David Anders como Julian Sark
Greg Grunberg como Eric Weiss
Melissa George como Lauren Reed
Mia Maestro como Nadia Santos
Rachel Nichols como Rachel Gibson
Balthazar Getty como Tom Grace
Amy Acker como Peyton
Eloudie Bouchez como Reneé Rienne
Sonia Braga como Sophia Vargas/Elena Derevko

Mata Hari (1876-1917)

Mata Hari era uma dançarina holandesa, bem exótica, da escola Frisian em Paris, durante a 1ª Grande Guerra Mundial. Ela também trabalhava como agente dupla. Quando se mudou para a França e ganhou aclamação como uma dançarina sexy com a sua famosa promiscuidade e a vontade de exibir seu corpo de uma maneira apelativa que era rara no início de 1900. Uma vez que a Holanda se manteve neutra durante a Primeira Guerra Mundial, Mata Hari circulava livremente entre as fronteiras como uma cidadã livre daquele país. Acabou levando uma vida de cortesã junto a muitos altos oficiais das forças armadas aliadas durante este tempo. Em 1917, agentes dos serviços secretos franceses interceptaram uma mensagem, que eles mais tarde identificaram como H-21, de uma espiã alemã.

Por causa disso, Mata Hari acabou executada, mas antes do pelotão de fuzilamento atirar, segundo dados históricos, ela abriu a túnica exibindo o seu corpo completamente nú. Muitos dizem que o estilo de ser de Mata Hari influenciou decisivamente na criação de algumas "Bond Girls" famosas, da série de espionagem do cinema, James Bond - 007. Sydney Bristow, interpretada em Alias por Jennifer Garner, com certeza foi também inspirada em seu clássico modelo.

Clique no link abaixo e assista a um trailer da série Alias:

Alias trailer

Crédito das Imagens: Divulgação Buena Vista Entertainment

terça-feira, 8 de março de 2011

Perdidos... Mas, logo após a morte?

Ficção não é realidade. Mas quando o assunto é série ou seriado de TV, sempre mexe bastante com a cabeça das pessoas, ou melhor, dos telespectadores, que se tornam aficcionados.

O episódio final de Lost alcançou audiência expressiva em todos os canais em que já foi exibido. Afinal de contas, poucas vezes na história, um seriado de TV causou tamanho interesse.

Os elementos de sucesso foram estabelecidos durante o desenvolvimento da ideia básica do episódio-piloto e também de todos os outros roteiros que fixaram premissas, alinhavaram mistérios e entreteram o público em todo o planeta.

Verdadeiro fenômeno de audiência em todo o mundo, além de vencedora dos prêmios Emmy e Golden Globe, Lost traz uma história que apresenta seres humanos em situações-limite. Aparentemente perdidos numa ilha do Pacífico, após a queda de um avião, 48 sobreviventes (inicialmente) são obrigados a lutar por suas vidas em um ambiente caótico. Alguns entram em pânico. Outros mantém a esperança de serem reencontrados. Muitos descobrem uma força interior que nunca tiveram. Num lugar que bem poderia ser uma dimensão intermediária entre a vida e a morte (para quem acredita nisso), amigos, familiares, inimigos e estranhos deverão trabalhar juntos contra as cruéis adversidades se quiserem continuar "vivos" (todos eles acreditam que estão).

Durante seis temporadas, a série de TV criada por Jeffrey Lieber, J.J. Abrams e Damon Lindelof, que estreou na rede ABC em setembro de 2004, foi exibida internacionalmente em países como Canadá, Austrália, Brasil, Colômbia, França, Alemanha, Grécia, Islândia, Israel, Malásia, Nova Zelândia, Países Baixos (Bélgica e Holanda), Noruega, Espanha e Reino Unido, conquistando com frequência o status de programa de TV mais assistido do mundo, ou um dos três primeiros.

Lost conquistou uma média de 15,9 milhões de telespectadores durante a exibição de sua primeira temporada. Desde o primeiro instante em que "o olho se abre" (nos primeiros segundos do episódio-piloto, o personagem Jack Shepard encontra-se caído no meio de um intrincado bambuzal sob o olhar atento de um cachorro da raça golden retriever), o seriado e seus muito bem elaborados roteiros exploram muitas questões como: o que significa estar perdido? O que é preciso fazer para se encontrar? A tecnologia vai salvar ou pôr a perder a geração de Lost?

Desvendar seus mistérios é um dos principais atrativos. Nenhuma outra série de TV criou uma legião de fãs tão imensa, que utilizasse todas as ferramentas existentes na internet para debater suas opiniões.

O enredo básico de Lost nos faz lembrar imediatamente de textos ancestrais importantes como Robinson Crusoé, de Daniel Defoe e a Odisséia de Homero. Histórias de náufragos, perdidos e heróis que encontraram dentro de si, a força fundamental das superações. Os roteiros, entretanto, não se fixaram apenas nesta premissa fundamental e sim, em mostrar a vida pregressa (anterior) de todos os principais personagens. Quem eram eles antes do vôo? Eram felizes? Ricos ou pobres? Satisfeitos ou entristecidos? A série apresentou em função disso, uma discussão filosófica profunda convivendo com a simples opinião, comum para quem assiste como voyeur (observador crítico), os principais reality shows de momento.

Um seriado com proposta perigosa, diriam muitos, até porque mexia profundamente com a , com o acreditar do público telespectador.

Mas o que era aquela ilha, tão difícil quanto impossível de deixar, criada pela força do pensamento de todos aqueles que estavam presos à ela?

Alguns lá estavam há séculos, outros há décadas, anos, semanas...

Em seu solo, o claro e eterno conflito do bem contra o mal e das superações contra as fixações, as obsessões e suas tão comuns malemolências.

Os produtores de Lost trabalharam como os principais produtores de TV de todo o mundo, ampliando ao máximo o suspense e destruindo tudo aquilo que pudesse perturbar a audiência de seu programa. E o final da série obviamente agradou muitos telespectadores e desagradou outro tanto. O encontro numa fantástica igreja com todos os símbolos e com elementos de todas as crenças revelou aquilo que muitos atentos observadores levaram em consideração durante as primeiras temporadas. Todos os passageiros do vôo 815 da Oceanic estavam mortos, mas não acreditavam nisso...

Todos eles e todos os outros personagens encontrados naquela fantástica ilha haviam sido "perdidos" numa outra dimensão intermediária localizada entre a vida e a morte. Jack, Katie, Sawyer, Jin, Sun, Hurley, Michael, Ben, Juliet, Locke, Desmond, Ana Lucia, Mr. Eko, Paulo, Jacob, Charlie, Sayid, Danielle etc...

Na realidade, já estavam verdadeiramente "perdidos" em vida. Antes de embracarem no vôo de Sidney até Los Angeles. Só se aperceberam realmente da sua situação, após várias etapas de provas, sofrimento e redenção numa fantástica ilha em que incríveis poderes se enfrentavam e onde até forças eletro-magnéticas se faziam sentir. Lost é para sempre uma série inesquecível que soube como nenhuma outra misturar os principais elementos da vida e das boas tramas: drama, comédia, aventura, mistério, ficção e até ficção científica (viagens temporais e possíveis universos paralelos, antes do esclarecimento final).

Perdidos... Os seres humanos criam verdadeiras "prisões" em suas vidas, somente por causa da forma com que pensam e agem. Por que não continuariam fazendo isso numa condição de "não vida"? De toda forma, valeu e muito pela diversão. Afinal de contas, há que se propõem realmente os bons seriados? Qual a quota de diversão e lazer, de entretenimento legítimo e genuíno, que podem nos oferecer? Em função da análise destes quesitos em especial, Lost nos divertiu e muito. Por isso, confira o trailler da Sexta e última temporada da série, clicando no link abaixo:

Promo Finale - Lost - Last Season

Crédito das imagens: Divulgação Buena Vista